mar
15
Written by:
admcre
15/03/2016 09:43
O Professor de Sociologia Diego Corrêa de Araújo, vinculado a E.E. Jornalista Wandyck Freitas da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, narra para nós a percepção e trabalho de pesquisa sobre a história do Patrono da Escola:
“Certo dia, ao observar a minha timeline do Facebook no período do carnaval de 2020, logo no início da pandemia que estamos passando, deparei-me com uma publicação onde saltou aos meus olhos o seguinte nome: WANDYCK FREITAS. Imediatamente aquilo me chamou atenção, pois trabalho em uma escola no município de Taboão da Serra que tem esse mesmo nome. Muito atento, fui ler a publicação cuja identificação era de Marisa V. Dias de Freitas: ‘Em tempos de premiação, este é o troféu Roquete Pinto entregue aos melhores do rádio e da televisão. Meu sogro, Wandyck Freitas, ganhou 3 e cada filho ficou com 1. O do meu marido é o de melhor rádio informativo de 1955’. Curioso diante do fato, naquele mesmo momento perguntei à Dona Marisa se a pessoa em questão seria o mesmo jornalista Wandyck Freitas, cujo nome refere-se à escola onde trabalho. E ela, com certo entusiasmo, respondeu que sim. Desde então, iniciamos alguns diálogos via messenger e, adiante, Whatsapp, com o intuito de entender melhor quem foi Wandyck Freitas, visto que a comunidade escolar tem um conhecimento superficial sobre sua história.”
O Professor Diego realizou a entrevista, nos procedimentos de História Oral, com Marisa e seu esposo, Rodrigo de Freitas, por rede social e postou em seu canal do YouTube.
Tal vídeo foi o trabalho de conclusão da disciplina “Linguagens da Sobrevivência: Migrações, Interlínguas, Narrativas e Representações”, ministrada no 1º semestre de 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (DIVERSITAS/USP) no qual o Professor Diego é mestrando.
O diálogo com Marisa e Rodrigo continua abrindo possibilidades de preservação dos indicadores de memória escolar e vinculado a ações pedagógicas. Veja a declaração do Professor Diego:
“No contexto da pandemia, mediado pelas plataformas de comunicação virtual, o diálogo com Marisa e Rodrigo continua, assim como as possibilidades de preservação dos indicadores de memória escolar. Ao ter conhecimento desse trabalho, a Coordenação da E. E. Jornalista Wandyck Freitas, junto comigo, está organizando o “Dia do Patrono”, que contará com a presença de Marisa e Rodrigo narrando um pouco dessa história para a comunidade escolar.”
O Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH) valoriza e estimula trabalhos semelhantes ao do Professor Diego Corrêa de Araújo e da E.E. Jornalista Wandyck Freitas.
Professor Diego Corrêa de Araújo
(Acervo particular)

Detalhe do prédio da E.E. Jornalista Wandyck Freitas
(Acervo do Professor Diego Corrêa de Araújo)
