Memória da Educação Paulista » Memória Oral » Escola Pública Paulista

Escola Pública Paulista

Integrantes de alguma Comunidade Escolar, envolvidos com trabalhos de memória escolar ou que estão inseridos na preservação da memória escolar sem terem consciência de sua atuação.

Sérgio Zurawski
282 K
Sérgio Zurawski nasceu em São Paulo, em 1934, filho de pais artesãos. Ingressou no Grupo Escolar Conselheiro Antônio Prado, SP, em 1941. Fez o Ginásio e o Curso Normal no Colégio Piratininga, instituição privada, devido à dificuldade, nessa época, de ingressar em instituições públicas. Mais tarde, fez complementação pedagógica e Faculdade de Belas Artes. Foi professor de escola rural, professor primário, professor de Desenho, e Diretor da Escola Estadual Tito Prates. Também foi responsável pela gráfica do Serviço de Seleção e Organização do Pessoal do Ensino, órgão da Secretaria de Estado da Educação. Aposentou-se em 1982.

Moacir da Silva
282 K
Moacir da Silva nasceu em Olímpia, Estado de São Paulo, em abril de 1940. Filho de motorista e costureira, estudou na Escola Pública de sua cidade até o final do Curso Normal. Interessou-se ainda jovem pela área de Educação, nas aulas particulares que dava aos alunos em segunda época e no curso de alfabetização em que ensinava os colegas do Serviço Militar. Fez faculdade em São José do Rio Preto e Mestrado na USP/ SP. Trabalhou na Escola Estadual Padre Anchieta, onde participou da criação dos cursos noturnos. Dirigiu a Escola Vocacional de Americana, onde participou de uma experiência marcante na renovação do ensino. Foi Inspetor e Delegado de Ensino, participou da elaboração do Estatuto do Magistério. Trabalha nas Faculdades São Marcos, onde já exerceu as funções de professor, reitor e pró-reitor. Desde 1981 é Coordenador Geral de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz.

Maria Apparecida Guimarães Oliveira
282 K
Maria Apparecida Guimarães Oliveira nasceu em 1931, no Rio de Janeiro, e veio para São Paulo em 1934. Fez toda a sua formação no Instituto de Educação Padre Anchieta, onde se formou normalista em 1950. Trabalhou como professora de Alfabetização de Adultos numa escola do SESI – Serviço Social do Comércio. Foi professora substituta da Padre Anchieta, e ingressou como professora primária na Escola Estadual Romão Puiggari em 1968. Fez toda a sua carreira nessa escola, onde é conhecida por “Dona Guimarães”. Lá, aposentou-se como diretora em 2001.

Laurinda Ramalho de Almeida
282 K
Laurinda Ramalho de Almeida nasceu em Avaré, São Paulo, em 1940. Fez Primário, Ginásio e Científico em escolas públicas de Avaré, formando-se também na Escola Normal. Tendo se formado em primeiro lugar no curso de aperfeiçoamento, teve direito a uma cadeira prêmio, ingressando na Pedagogia da USP em 1960. Orientadora Educacional, atuou na rede pública estadual, passando a supervisora da área de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação. Professora da Pós-Graduação da área de Educação da PUC de São Paulo e das Faculdades Oswaldo Cruz, desenvolveu na sua tese de doutoramento um estudo a respeito do curso noturno.

Elisa Maria Grossi Manfredini
282 K
Elisa Maria Grossi Manfredini nasceu em 1963, em São Paulo. Frequentou escolas públicas municipais e estaduais, e se formou professora na Caetano de Campos (na Aclimação), em 1981. Graduada em Pedagogia pela PUC, atuou como professora em Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs e em escola Normal. Foi Assistente Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação, entre 1989 e 1992, retomando essa atividade a partir de 2001.