Memória da Educação Paulista » Memória Escolar, Educação e Patrimônio » Orientações

Orientações

Objetivos do Programa

- Conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio escolar;
- Incentivar a criação de espaços de memória, para a organização, acondicionamento e divulgação do acervo histórico da escola através das exposições de longa e curta duração;
- Propor e orientar projetos de preservação da memória e do patrimônio histórico escolar da rede estadual;
- Trabalhar o potencial pedagógico do Acervo Histórico;
- Produzir registros nas diferentes linguagens sobre a história da escola a partir de pesquisas documentais e história oral. Este vídeo será publicado no site do CRE Mario Covas.

Quem pode participar

- Todas as escolas da Rede Pública Estadual,
- Alunos, funcionários de apoio escolar, professores dos diferentes componentes curriculares, equipe gestora, comunidade local, grêmio estudantil, escola da família, programa sala de leitura, EJA/CEEJA (Educação de Jovens e adultos),
- Diretorias de Ensino.

Como participar

- Indicar uma equipe para coordenar o trabalho na Unidade Escolar, formada por um funcionário administrativo, professores e alunos que tenham afinidade com o assunto. O Coordenador da Escola será o articulador do Programa na instituição e as ações na escola deverão ser acompanhadas pela equipe técnica da Diretoria de Ensino.
- Solicitar e preencher a planilha de adesão
- Criar um espaço para organização do Acervo Histórico da Escola
- Divulgar o Acervo através de exposições, mídias, etc.
- Disponibilizar, futuramente, o acervo para pesquisadores da comunidade escolar e público externo.

Orientações técnicas

-Os subsídios para o trabalho estão disponíveis na página Material de Apoio. Caso haja necessidade, a Diretoria de Ensino pode solicitar mais orientações pelo email centrodememoriacre@educaçao.sp.gov.br.