Ir para o conteúdo principal
Quem somos » Apresentação


Apresentação


O Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC), com sede no edifício da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”(EFAPE), oferece serviços de apoio, presencial e à distância, aos profissionais da SEDUC-SP, aos candidatos inscritos nos concursos públicos de provimento de cargo, promoção e certificação, bem como de todas as demais ações da Pasta.

O CREMC desenvolve suas ações sob três pilares:

 

1. Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC);

2. Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH) e;

3. Prêmios e Concursos Educacionais.

 

É responsável pela pesquisa, captação, sistematização e divulgação de documentos e informações de apoio e interesse à área educacional assim como da preservação da memória histórica das escolas da rede pública do estado de São Paulo. Mantém a única Biblioteca Institucional especializada em educação, no âmbito da SEDUC-SP, contando com aproximadamente cinquenta e oito mil documentos. 

 

Tem sob custódia mais de 40 mil itens, de caráter administrativo e pedagógico, pertencentes ao Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), bem como dos Fundos referentes a doações de profissionais e alunos que passaram pela antiga Escola Caetano de Campos (ECC) ,até 1977. Os acervos da Biblioteca Infantil, da Biblioteca Paulo Bourroul (parte dele) e da Biblioteca Pedagógica, finalmente, formam o conjunto da Biblioteca do AHECC, organizados, informatizados e também liberados para consulta. 

 

Em articulação com as unidades centrais da SEDUC-SP e parceiros externos, faz a gestão dos Prêmios e Concursos Educacionais, desenvolve ações com foco na formação de professores para o Programa “Sala de Leitura” e para o Programa “Memória Escolar, Educação e Patrimônio”.


Conheça a legislação referente ao CRE Mario Covas:

Decreto nº 46.576, de 1 de março de 2002

Cria, na Secretaria da Educação, o Centro de Referência em Educação e dá providências correlatas.

Decreto nº 46.598, de 12 de março de 2002

Dá denominação ao Centro de Referência em Educação.

Resolução SE nº 51, de 27 de abril de 2003

Estabelece atribuições do CRE Mario Covas, vinculado ao Gabinete SEE-SP.

Decreto nº 49.304, de 28 de dezembro de 2004

Integra o Centro de Referência em Educação à estrutura da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria da Educação, ficando diretamente subordinado ao Coordenador. 

Decreto nº 57.141, de 18 de julho de 2011

Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Integra o Centro de Referência em Educação Mario Covas à estrutura da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.

Decreto nº 64.187, de 17 de abril de 2019

Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas.