Quem somos » Apresentação

Apresentação

O Centro de Referência em Educação Mario Covas é a unidade responsável pela captação, sistematização e divulgação de documentos e informações de apoio à área educacional, em todas as instâncias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Vinculado à Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Costa Souza, está estruturado em dois Centros:

• Núcleo de Biblioteca e Documentação - NBDOC: possui mais de 40 mil documentos disponíveis para consulta em sua sede ou virtualmente através do Sistema InfoPrisma. Livros, revistas e jornais de acesso público, podem ser consultados e emprestados por funcionários e educadores da rede estadual, além de pesquisadores e estudantes de cursos superiores. Oferece, ainda, atendimento presencial e online, aos candidatos inscritos nos Concursos Públicos da SEDUC-SP. Em articulação com as Unidades Centrais da Secretaria da Educação cabe-lhe ainda, a responsabilidade de coordenar o trabalho de organização física do acervo, informatização e serviços oferecidos pelas Salas de Leitura implantadas em escolas da rede pública estadual.

• Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH: em articulação com demais unidades da Secretaria da Educação, Universidades públicas e particulares, além de Órgãos de Preservação do Patrimônio Histórico, desenvolve pesquisas na área de História da Educação e orienta as escolas da Rede Pública Estadual contribuindo com as ações de preservação e divulgação da Memória Escolar Paulista. Tem sob sua guarda o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), com data limite até 1977, com aproximadamente 44 mil itens preservados e disponibilizados para pesquisa. Para saber mais acesse aqui.

O CRE Mario Covas, também, direciona o seu trabalho para Programas, Prêmios e Concursos Educacionais voltados para educadores e alunos da rede pública estadual, para atender demandas do Governo do Estado, da Secretaria da Educação e Parceiros. Nesse âmbito, propõe ações, realiza orientações técnicas presenciais e a distância, elabora material de apoio específico para escolas e Diretorias de Ensino.

CONHEÇA A LEGISLAÇÃO REFERENTE AO CRE MARIO COVAS:

DECRETO N. 46.576, DE 1 DE MARÇO DE 2002 (veja aqui)

Cria, na Secretaria da Educação, o Centro de Referência em Educação e dá providências correlatas.

DECRETO N. 46.598, DE 12 DE MARÇO DE 2002 (veja aqui)

Dá denominação ao Centro de Referência em Educação.

RESOLUÇÃO SE Nº 51 DE 27/05/2003 (veja aqui)

Estabelece atribuições do CRE Mario Covas, vinculado ao Gabinete SEE-SP.

DECRETO Nº 49.304, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004 (veja aqui)

Integra o Centro de Referência em Educação à estrutura da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria da Educação, ficando diretamente subordinado ao Coordenador.

DECRETO Nº 57.141, DE 18 DE JULHO DE 2011 (veja aqui)

Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Integra o Centro de Referência em Educação Mario Covas à estrutura da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.