Quem somos » Apresentação

Apresentação

O Centro de Referência em Educação Mario Covas – CREMC é a unidade que tem como atribuições planejar e coordenar serviços de documentação, organização e disponibilização de acervo técnico e memória. Vinculado à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" - EFAPE, está estruturado em dois Núcleos:

• Núcleo de Biblioteca e Documentação/NBDOC: possui mais de 57 mil documentos disponíveis para consulta em sua sede ou virtualmente através do Sistema InfoPrisma. Livros, DVDs, CDs e revistas, podem ser consultados e emprestados por funcionários e educadores da rede estadual, além de pesquisadores e estudantes de cursos superiores. Oferece, ainda, atendimento presencial e online, aos candidatos inscritos nos Concursos Públicos da SEDUC.

• Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH: em articulação com demais unidades da Secretaria da Educação, Universidades públicas e particulares, além de Órgãos de Preservação do Patrimônio Histórico, desenvolve pesquisas na área de História da Educação e orienta as escolas da Rede Pública Estadual contribuindo com as ações de preservação e divulgação da Memória Escolar Paulista. Tem sob sua guarda o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), com data limite até 1977, com aproximadamente 44 mil itens preservados e disponibilizados para pesquisa. Para saber mais acesse aqui.

O CRE Mario Covas, também, direciona o seu trabalho para Programas, Prêmios e Concursos Educacionais voltados para educadores e alunos da rede pública estadual, para atender demandas do Governo do Estado, da Secretaria da Educação e Parceiros. Nesse âmbito, propõe ações, realiza orientações técnicas presenciais e a distância, elabora material de apoio específico para escolas e Diretorias de Ensino.

CONHEÇA A LEGISLAÇÃO REFERENTE AO CRE MARIO COVAS:

DECRETO N. 46.576, DE 1 DE MARÇO DE 2002

Cria, na Secretaria da Educação, o Centro de Referência em Educação e dá providências correlatas.

DECRETO N. 46.598, DE 12 DE MARÇO DE 2002

Dá denominação ao Centro de Referência em Educação.

RESOLUÇÃO SE Nº 51 DE 27/05/2003

Estabelece atribuições do CRE Mario Covas, vinculado ao Gabinete SEE-SP.

DECRETO Nº 49.304, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004

Integra o Centro de Referência em Educação à estrutura da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria da Educação, ficando diretamente subordinado ao Coordenador.

DECRETO Nº 57.141, DE 18 DE JULHO DE 2011

Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Integra o Centro de Referência em Educação Mario Covas à estrutura da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.

DECRETO Nº 64.187, DE 17 DE ABRIL DE 2019

Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas.