Quando começamos o ano de 2020, não poderíamos imaginar que viveríamos essa situação de isolamento social por conta de uma pandemia. Tempos difíceis, mas que podem ser úteis para a reflexão e a ressignificação de espaços, de relações e, porque não, da forma como estamos vivenciado essa experiência. Sabendo disso, o CRE Mario Covas, por meio do Núcleo de Memória e Acervo Histórico, sugeriu aos profissionais da Educação a criação de um Diário, como registro de dialogo consigo mesmo, um relato por escrito de vivências, que serão transformadas em indicadores de memória, de sentimentos e de sensações. O projeto “Diários construindo memórias: educadores em tempos de pandemia” e uma iniciativa que tem como objetivos promover e estimular o desenvolvimento de habilidades de registros frequentes, que documentem esse momento de reclusão.
Confira a seguir as notícias sobre o projeto publicadas nos sites da EFAPE e do CRE Mário Covas:
A força da expressão: Carolina Maria de Jesus (publicada em 6 de novembro de 2020)
Carolina Maria de Jesus está vivíssima em 2020 (publicada em 6 de novembro de 2020)
A memória da convivência fortalecendo relações (publicada em 6 de novembro de 2020)
Diários, Arquivos, Memória Escolar e Sequência Didática (publicada em 8 de outubro de 2020)
Aplicativo e outras ações para inspirar a escrita de diário (publicada em 15 de setembro de 2020)
Pessoas que sentiram na “pele” o racismo e o preconceito (publicada em 5 de agosto de 2020)
Conflitos étnicos e isolamento social (publicada em 22 de junho de 2020)
Espaços de liberdade e narrativas: textos, livros e videoaula para inspiração na escrita dos diários (publicada em 9 de junho de 2020)
Memórias e autobiografias para inspiração na escrita dos diários (publicada em 26 de maio de 2020)
Livros, filmes e outras inspirações (publicada em 24 de abril de 2020)
Tempos de reflexão (publicada em 15 de abril de 2020)