Midiateca

Neste espaço você encontrará vídeos das Séries Mundo da Leitura, Escola Faz e Ser Poeta, produzidos pelo Núcleo de Vídeos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o Programa Sala de Leitura. Para acessá-los, é necessário escolher, no Campo Busca, uma das categorias apresentadas ou digitar uma palavra, que represente o assunto de interesse, no Campo Palavra Chave”.

SÉRIE  “MUNDO DA LEITURA/SP”
Esta Série documenta pesquisas e atividades voltadas para a leitura e acesso à informação, fora do âmbito escolar, e ilustra temas referentes à organização e ao funcionamento de ambientes de leitura.  Apresenta iniciativas e convida os entrevistados a abrir diálogo com a escola pública para incentivar a cultura e a leitura, e promover o encontro da criança e do jovem com esse mundo.

SÉRIE “ESCOLA FAZ/SP”
Os vídeos desta Série apresentam uma amostra das práticas que já vêm sendo realizadas na rede estadual de ensino para conquistar e encantar antigos e novos leitores – alunos, professores e comunidade escolar. A Série incentiva, ainda, a preservação do rico patrimônio da educação pública paulista, criando uma cultura de registro e compartilhamento de conhecimentos produzidos.

SÉRIE SER POETA
Vídeos dedicados à poesia. Mostram aos alunos e professores da escola pública que a poesia está em todos os lugares. Cada vídeo é composto por uma entrevista, poesia e imagens.

Reynaldo Damazio
14 K

Série Ser Poeta

Este vídeo, apresenta a entrevista com o poeta Reynaldo Damásio, gravada no SESC Pompéia, que fala sobre sua relação com a poesia e  as formas de incentivar alunos das escolas estaduais.

Carlos Felipe Moisés
92 K

Série Ser Poeta

Mostra aos alunos da escola pública e professoras da Sala de leitura que a poesia está em todos os lugares. É composto por uma entrevista com o poeta e de acordo com cada poesia retratada é feita uma produção de imagens para compor a matéria.

EE Alexandre Gusmão - Aula de Japonês para alunos do CEL
49 K

Série Escola Faz

Este vídeo apresenta alunos dos CELs que aprendem a leitura e escrita da língua japonesa.

EE Hélio Cerqueira Leite – DE Capivari
92 K

EE Hélio Cerqueira Leite – DE Capivari

Série A Escola Faz

Apresenta o funcionamento do Programa Sala de Leitura, onde os pais também participam e contribuem com o projeto através da leitura de livros para os alunos.

Como Fazer Um Sarau - "Sarau da Casa"
16232 K

Vídeo que apresenta orientações sobre como organizar um Sarau. Cada encontro recebe dois convidados, poetas contemporâneos, diferentes entre si quanto ao estilo, à temática, à geração ou à ideologia.