Ir para o conteúdo principal
Memória da Educação Paulista » Exposições » Longa Duração


Exposições de Longa Duração

BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS


UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA

1936-1977

 

 

 

A Escola Caetano de Campos, também conhecida como Escola Normal da Praça, atuou no edifício sede da Secretaria da Educação a partir de 1894 até 1977. Durante esse período uma série de práticas pedagógicas relevantes foram desenvolvidas na Escola. Entre elas, destacamos a criação da Biblioteca Infantil que funcionou no edifício de 1936 até 1977.

Procurando valorizar e preservar a memória da educação paulista, o Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH) apresenta a exposição dedicada especialmente à Biblioteca Infantil e suas práticas para a promoção da leitura, escrita e participação dos alunos na produção do “Jornal Nosso Esfôrço”.

 A exposição é composta por mobiliário, acervo iconográfico e tridimensional originais pertencentes ao Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), tais como: Exemplares de jornais, livros e cartilhas e objetos de uso cotidiano. Para ver mais fotos clique aqui.


Museu Pedagógico: Um olhar para a educação paulista 1963 – 1977



Anexo à Biblioteca Infantil funcionava o Museu Pedagógico, outra prática significativa da Escola Caetano de Campos, que tinha como finalidade cultuar personalidades do magistério nacional e expor itens históricos relativos às práticas educativas no ensino primário. O seu acervo foi composto com objetos da própria escola e com doações da comunidade escolar.

A exposição é composta por mobiliário, acervo iconográfico e tridimensional originais pertencentes ao Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), tais como: Exemplares de jornais, livros e cartilhas e objetos de uso cotidiano. Para ver mais fotos clique aqui.

Realização: Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH/CRE MC/ EFAPE/SEDUC

Curadoria e Pesquisa: Felipe de Andrade Sanches | Maria Cristina Noguerol Catalan | Maristela Cabral de Lira | Thayne Nicolau dos Santos

Montagem: Equipe NUMAH

 


O Ensino de Ciências na Escola Caetano de Campos


Um recorte sobre os objetos de ensino adquiridos a partir do século XIX

 

 

 


O ensino de ciências na Escola Caetano de Campos foi estruturado a partir da década de 1890, em consonância com os princípios positivista, materialista e darwinista, caracterizando o empenho republicano de modernização da educação paulista. Assim, foram constituídos os Gabinetes de Physica, Laboratório de Chimica e Museu de História Natural. Para tanto, uma quantidade de objetos voltados para o Ensino de Ciências foi adquirida pela escola.

 

A exposição sobre o Ensino de Ciências, elaborada pelo NUMAH em parceria com os Professores Doutores da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, é composta pela seleção desses objetos de ensino e conta com modelos de corpo humano, microscópio, vidraria do laboratório de química, animais fixados, dentre outros itens. Para ver mais fotos clique aqui.

 

A exposição está aberta para todos os públicos, de segunda à sexta, das 9h às 16h30 no prédio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). Para grupos é preciso realizar o agendamento através do e-mail nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br.

 

Realização: Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH/CRE MC/ EFAPE/SEDUC

Curadoria e Pesquisa: Felipe de Andrade Sanches | Maria Cristina Noguerol Catalan | Maristela Cabral de Lira | Prof° Drº Reginaldo Alberto Meloni | Profº Drº Renato Barboza | Thayne Nicolau dos Santos

Montagem: Equipe NUMAH