Ir para o conteúdo principal
Memória da Educação Paulista » Exposições » Longa Duração


Exposições de Longa Duração

BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS

UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA

 1936 – 1966

 

LOCAL:  Casa Caetano de Campos

Esta exposição é dedicada à Biblioteca Infantil Caetano de Campos da Escola Caetano de Campos no período de 1936-1966.

Os anos 1930 disseminaram as bibliotecas infantis públicas e escolares como recurso para promover a leitura. Em 1932 é redigido o “Manifesto aos Pioneiros da Educação” por Fernando Azevedo e assinado por vários educadores e intelectuais, entre os quais Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Cecília Meireles, Sampaio Dória e Júlio de Mesquita Filho. 

Em 1936, sob os preceitos desse manifesto escolanovista, calcado na proposta do ensino ativo sob a gestão do diretor da Escola Normal,  Fernando Azevedo, é reaberta a Biblioteca Infantil Caetano de Campos. Essa foi feita proposta pela Diretora da Escola Primária, Dª Carolina Ribeiro, sob a coordenação exemplar da professora – bibliotecária, Dª Iracema Marques da Silveira.

Nessa Biblioteca era incentivada a formação dos “alunos – bibliotecários”, “alunos – redatores”, “pequenos jornalistas” e a publicação do jornal “NOSSO ESFORÇO”, além da promoção de  várias atividades na biblioteca com intensa participação dos alunos.

Faz parte da Exposição o mobiliário da antiga biblioteca infantil, acervo iconográfico e tridimensional, tais como: jornal Nosso Esforço, slides de histórias infantis, livros de leitura e cartilhas, objetos da brinquedoteca, dossiês didáticos, vitrines com objetos do museu pedagógico e uma interessante coleção de filatelia e numismática. 

Para ver mais imagens, clique aqui.

Curadoria: Maria Cristina Noguerol Catalan | Maristela Cabral de Lira | Marlúcia Naves Lemos
Pesquisa: Maria Cristina Noguerol Catalan | Maristela Cabral de Lira | Marlúcia Naves Lemos | Mirela Geiger
Montagem: Equipe do Centro de Memória e Acervo Histórico