Ir para o conteúdo principal
Memória da Educação Paulista » Memória Oral






A Voz das Escolas


  •  

  • A história oral é um importante recurso na reconstrução da história. Assim, o Núcleo de Memória e Acervo Histórico desenvolve o Programa Memória Oral para a realização de novas leituras sobre a história da educação pública paulista.

     

    As entrevistas aqui apresentadas integram este trabalho com o intuito de ampliar o processo de divulgação de dados e informações sobre as histórias das escolas da rede pública estadual, contribuindo assim, de maneira efetiva, para reconstruir e preservar essas memórias. 


    Memórias estas, como as lembranças do cotidiano nos " jardins de infância" ou nos grupos escolares; ou ainda, a passagem pelos exames de admissão ou, quem sabe, pelas conceituadas escolas normais. 


    Dentro deste contexto, vale lembrar, também, as entrevistas realizadas com ex-professores, ex-alunos e ex-funcionários da antiga Escola Caetano de Campos. 


    Não só os escritos nos interessam, mas também os ditos. Desta forma, as entrevistas, acerca da trajetória de vida e profissional de diversas pessoas que fizeram, ou ainda fazem, parte da história da educação pública em São Paulo, são apresentadas em textos (que foram cuidadosamente transcritos para que não perdessem seus ritmos e entonações), em vídeos (edição de momentos da entrevista) ou em vídeos contendo também as transcrições. 


    Saudosismo? Não. Memórias individuais construídas ao longo de vidas, que hoje se apresentam em forma de saborosos relatos, remetendo-nos a um passado não tão distante e ao mesmo tempo propiciando uma série de questionamentos pertinentes e extremamente atuais.

     

    Como Pesquisar:

     

    Os vídeos estão categorizados em seis Redes, estabelecidas por um grupo que se une pela trajetória comum. No nosso caso, elas partem da Comunidade Escolar vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (professores, funcionários, alunos e seus familiares, comunidade do bairro que a escola está envolvida), pessoas estas que estão ou passaram de alguma forma por uma Escola Estadual de São Paulo, muito contribuem com suas memórias para a própria Comunidade Escolar.

     

    • Escola Caetano de Campos
    • Escola Pública Paulista
    • Imigrantes na Escola Paulista
    • Arquitetura Escolar Paulista
    • Formação de Professores
    • Acervo Histórico Escola Caetano de Campos (AHECC)

    Para acessá-los, é só escolher uma das Redes apresentadas no Campo Busca, ou digitar uma palavra que represente o assunto de interesse no Campo Palavra Chave. 

    Caso haja necessidade de acesso ao material completo (vídeo ou transcrição, sem edição), este deve ser solicitado por email ao NUMAH, que analisará o pedido. Para informações sobre esse procedimento, consulte a página Serviços.