Ir para o conteúdo principal
Biblioteca » Materiais de Referência » Institucionais


Institucionais

Neste espaço estão disponíveis, na íntegra, para Download, parte da produção institucional da Secretaria da Educação e órgãos centrais, que abordam diferentes temas educacionais e pedagógicos, tais como: progressão continuada, gestão educacional, avaliação, leitura e literatura, currículo, formação de educadores etc.
 
Para acessá-los, selecione a categoria desejada. É possível também refinar sua busca, digitando uma palavra ou expressão que represente o assunto desejado em “Pesquisar”.


Categorias
Pesquisar
Entrevista com Ana Maria Kaufman
130 K


Entrevista com Ana Maria Kaufman

Professora de Psicologia e Epistemologia da Universidade de Buenos Aires, pesquisadora do Programa Escuelas para el Futuro da Universidade de San Andrés(Argentina) e assessora da área de Língua do Colégio Alas de Palomar. Nos últimos dez anos se dedica ao estudo da construção de resumos escritos.
Entrevista concedida à jornalista Priscila Camargo durante a Semana de Estudos "A Escola dos Nossos Sonhos", em São Paulo, novembro de 2002, que discutiu o futuro da escola pública estadual com a participação de todos os segmentos da sociedade.


A reescrita e os caminhos da construção do sujeito
365 K

A reescrita e os caminhos da construção do sujeito

Maria José Martins da Nóbrega 
Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Os Desafios enfrentados no Cotidiano Escolar. São Paulo, FDE, 1997. p. 77-108 (Série Idéias, 28)
Faz uma série de análises de textos infantis, discutindo as adequações e inadequações, com a intenção de mostrar as possibilidades didáticas que essas análises podem introduzir na relação entre a criança, seu texto, as possibilidades da linguagem escrita e o professor.


Garantindo a todos o direito de aprender: uma visão socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no ensino básico
86 K

Garantindo a todos o direito de aprender: uma visão socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no ensino básico

Roxane Helena Rodrigues Rojo 
Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Os Desafios enfrentados no Cotidiano Escolar. São Paulo, FDE, 1997. p. 37-58 (Série Idéias, 28)
Discute as reflexões teóricas de Vygotsky e dos vygotskianos sobre a escrita e seu processo de construção e, a partir dessas reflexões retira conseqüências para a prática pedagógica socioconstrutivista de ensino da linguagem escrita, tentando delinear as conseqüências necessárias de suas posturas para as intervenções pedagógicas sintonizadas com a construção do cidadão.


Alfabetização: Teoria e Prática
88 K

Alfabetização: Teoria e Prática

Marília Claret Geraes Duran
Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Construtivismo em Revista. 2. ed. São Paulo, FDE, 1994. p. 105-113 (Série Idéias, 20)
Apresenta o conjunto didático "Por trás das Letras" elaborado por Telma Weisz, definindo uma prática pedagógica de alfabetização dentro do eixo construtivista.

A avaliação de sistemas educacionais: a experiência chilena e seus efeitos na qualidade da educação
152 K

A avaliação de sistemas educacionais: a experiência chilena e seus efeitos na qualidade da educação

Eugênio Rodriguez Fuenzalida
Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Sistemas de Avaliação Educacional. São Paulo, FDE, 1998. p. 89-121 (Série Ideias, 30)
Critica algumas abordagens e enfoques sobre o tema da avaliação da qualidade, as orientações adotadas na experiência chilena, suas estratégias, as técnicas utilizadas, bem como os resultados políticos da avaliação com relação à escola, ao sistema escolar e ao professor. Considera, para isso, quatro pontos: sentido histórico da avaliação da qualidade da educação no Chile; contexto socioeducativo e enfoques gerais sobre a avaliação da qualidade da educação, aspectos estratégicos e instrumentais da avaliação da qualidade do sistema educacional chileno; e repercussões políticas da qualidade do sistema educacional na experiência chilena.