Ir para o conteúdo principal
Biblioteca » Materiais de Referência » Institucionais


Institucionais

Neste espaço estão disponíveis, na íntegra, para Download, parte da produção institucional da Secretaria da Educação e órgãos centrais, que abordam diferentes temas educacionais e pedagógicos, tais como: progressão continuada, gestão educacional, avaliação, leitura e literatura, currículo, formação de educadores etc.
 
Para acessá-los, selecione a categoria desejada. É possível também refinar sua busca, digitando uma palavra ou expressão que represente o assunto desejado em “Pesquisar”.


Categorias
Pesquisar
Entrevista com Nelly Novaes Coelho
173 K

Crítica, autora e ensaísta, apresenta suas idéias sobre: a tarefa da literatura, como provocar o interesse dos alunos pela leitura, a importância da obra de Lygia Fagundes Telles, as possibilidades de trabalho em sala de aula com romances e contos em geral, os desafios para o professor no trabalho com literatura.

Entrevista com Tatiana Belinky
153 K

Entrevista concedida ao CRE Mario Covas. A escritora reafirma a importância do hábito da leitura para as crianças e de que maneira podemos incentivá-las.


Pensando em ilustrações de livros
15 K

Ricardo Azevedo

Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Linguagem e Linguagens. São Paulo, FDE, 1994. p. 45-48 (Série Idéias, 17)

Apresenta uma análise das relações que podem ser estabelecidas entre um texto e sua ilustração. 


Tijolos, Casas e Pontes: A Obra de Lygia Bojunga Nunes
20 K

Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de Bittencourt

Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Leitura, Escola e Sociedade. São Paulo, FDE, 1994. p. 93-96 (Série Idéias, 13)

Faz um breve comentário sobre a escritora Lygia Bojunga Nunes.


A formação do professor e a literatura infanto-juvenil
88 K

Marisa Lajolo

Em: Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Leitura: caminhos da aprendizagem. São Paulo, FDE, 1988. p. 29-34 (Série Idéias, 5)

Faz uma análise sobre a questão da formação do professor de língua materna, refletindo sobra a idéia da inclusão da literatura infanto-juvenil nos currículos escolares.