Ir para o conteúdo principal
Memória da Educação Paulista » Memória Escolar, Educação e Patrimônio


Memória Escolar, Educação e Patrimônio

memoria_escolar1.jpg (445×180)  


A preservação do patrimônio histórico e cultural das escolas está cada vez mais presente nos debates e nas ações de instituições públicas e privadas. Essa postura tem contribuído para a (re)descoberta de nossa história institucional, fortalecendo vínculos e identidades.

 

É necessário que o trato do patrimônio histórico não se reduza à guarda e à conservação dos bens, mas que a relação da sociedade com seu patrimônio histórico seja de constante interação, de modo a propiciar experiências ricas e transformadoras, para uma conscientização do seu pertencimento a essa comunidade e de seu papel na construção da cidadania.


Neste vídeo, a professora Maria Cristina Noguerol, diretora do Centro de Referência em Educação Mario Covas, apresenta as orientações inicias para o Programa “Memória Escolar, Educação e Patrimônio”, desenvolvido pelo Núcleo de Memória e Acervo Histórico. O objetivo é a elaboração de um projeto interdisciplinar pensando na preservação do patrimônio histórico e cultural que dialoga com a história e memórias da escola, com proposta de passo a passo para a realização do trabalho de pesquisas sobre a história da escola, envolvendo toda comunidade escolar. O vídeo também traz a participação e a contribuição do professor Paulo César Garcez Marins sobre o assunto.

 

 

Nesta página, convidamos a comunidade educacional da rede pública estadual para conhecer o Programa "Memória Escola, Educação e Patrimônio".


Se você quiser fazer parte, entre em contato conosco pelo e-mail: nucleodememoriacre@educacao.sp.gov.br.