Ir para o conteúdo principal
Curso » 2014 » Formação Introdutória » 1ª Edição/2014
| Login

1ª Edição/2014

Apresentação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), apresenta o Curso Ensino Integral: Formação ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão – 1ª Edição.

Objetivos

1. Contribuir para a formação dos profissionais envolvidos nas unidades escolares participantes do Programa Ensino Integral quanto aos princípios e modelos desse programa.

2. Ampliar os conhecimentos sobre os Modelos de Gestão Educacional e Pedagógico das Escolas do Programa de Ensino Integral;

3. Compreender e dominar os princípios, conceitos e metodologias do Modelo de Gestão, bem como os seus instrumentais;

4. Aplicar a estrutura proposta pela Tecnologia de Gestão Educacional na elaboração e execução do Plano de Ação da escola, com base nas diretrizes do Plano de Ação da SEE-SP, para a elaboração dos respectivos Planos de Ação das Escolas, a fim de torná-lo operacional pelos Programas de Ação;

5. Compreender e dominar os princípios, conceitos e metodologias do Modelo Pedagógico, bem como os seus instrumentais;

6. Aplicar as metodologias relativas ao Modelo Pedagógico, em especial as inovações relativas à Parte Diversificada do Currículo, tais como Projeto de Vida, Disciplinas Eletivas, Estudo Orientado, Práticas em Protagonismo Juvenil, dentre outras.

Público-alvo

O Curso Ensino Integral: Formação ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão – 1ª Edição é direcionado aos seguintes profissionais em exercício nas 38 diretorias de ensino (DE) e nas 69 unidades escolares (UE), conforme base CGRH de abril de 2014:

1. DE: supervisores de ensino e professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNP), responsáveis pelas UE de Ensino Integral;

2. UE de Ensino Integral: diretores, vice-diretores, professor coordenador geral (PCG), professor coordenador de área (PCA) e professor educação básica (PEB).

Estrutura do curso

O curso terá carga horária de 60 horas, e será realizado a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA – EFAP).