Ir para o conteúdo principal

Text/HTML

| Login

Como funciona

O Curso de Formação dos Professores do Ensino Médio será desenvolvido em todas as escolas de Ensino Médio.  O diretor da escola realizará a inscrição dos professores com a finalidade de desenvolver atividades de estudos, além da troca de experiências que acontecerão em momentos pré-definidos com a orientação de um Orientador de Estudos. As temáticas serão trabalhadas de forma individual e coletiva por meio de leituras e exercícios práticos dirigidos com dois momentos distintos: na 1ª Etapa, com temática geral, e na 2ª Etapa, temáticas divididas pelas áreas específicas do conhecimento.

1ª Etapa: será apresentado um conjunto de temas fundamentados nas DCNEM, para subsidiar a formação continuada do professor e possibilitar a compreensão dessas diretrizes curriculares, criando um espaço para a reflexão coletiva acerca da prática docente e da importância da participação de todos os atores do processo educativo na reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Essas discussões deverão nortear o (re)desenho do currículo do Ensino Médio.

2ª Etapa:
será promovida a reflexão a respeito das áreas de conhecimento e das relações entre elas e seus componentes curriculares (Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia; Ciências da Natureza: Química, Física, Biologia; Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna; Matemática), assim como a matriz de referência para a construção dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento.
As atividades do Curso de Formação dos Professores do Ensino Médio serão organizadas em dois momentos distintos:

O primeiro momento será composto por atividades individuais. O professor organizará, desse modo, seu próprio tempo institucional para a leitura dos textos básicos do curso. O professor deverá, então, apresentar registros das reflexões realizadas durante suas leituras nas discussões entre o grupo e a escola. Por fim, deverá realizar as atividades propostas no material de estudo com base no seu contexto de sala de aula. Todo processo será orientado e acompanhado pelo Orientador de Estudo.

O segundo momento será composto por atividades coletivas, no qual o grupo realizará estudos das DCNEM, dos textos sobre os campos temáticos e das áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. O Orientador de Estudo será o responsável por organizar o cronograma de encontros e atividades de forma a privilegiar o trabalho coletivo, não prejudicando, assim, o andamento das aulas dos professores participantes.