escort ankara
izmir escort kayseri escort gaziantep rus escort
porno mat i sin xxx odia in adult rape videos
porno
gaziantep escort gaziantep escort
porn pics
rokettube
sikis izle telefonda sex
  |  Login

Material de apoio para desenvolvimento dos EP

Prezado formador,

Segue sugestão de vídeos que podem ser utilizados como subsídio para as atividades desenvolvidas nos Encontros Presenciais do Curso Específico de Formação ao Ingressante – PEB II.

Lembramos que esse e outros materiais para formação estão disponíveis para consulta no Suporte Pedagógico PEB II, no AVA/EFAP.

O que, de fato, é tecnologia educacional (TE)?

Profª Graziella Matarazzo e Cristiane Reis

O que se entende por Tecnologia Educacional? Só existe a TE se tivermos internet? O que a tecnologia educacional proporciona ao aluno? Qual é o foco da TE?

  • Graziella Matarazzo: Pedagoga pela Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e Especialista em Educação na CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira).

    Cristiane Reis: Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal de Lavras e Assessora de Tecnologia na Associação pela Família.

Como trabalhar a TE com poucos recursos disponíveis?

Profª. Dra. Zilda Kessel e Verônica Cannatá

Quais são os recursos que temos disponíveis hoje para o trabalho com TE? Só os recursos são suficientes para esse trabalho? Quais são os recursos mais importantes?

  • Zilda Kessel: Doutora em Educação pela PUC-SP. Assessora do Portal NET Educação e de escolas privadas. Membro do comitê gestor da Comunidade Práxis que reúne. Coordenadora de Tecnologia Educacional pela Beacon School.

    Verônica Cannatá: Mestre em Educação pela UMESP. Coordenadora-Assistente de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri.

Impacto da Cultura Digital na sala de aula?

Prof. Marcelo Milani e Luci Ferraz

O que é um nativo digital? O que precisamos saber sobre alunos da cultura digital? Como essas informações podem impactar na sala de aula?

  • Marcelo Milani: Professor e Gestor pedagógico na Educação Básica, apresentando expertise nas áreas de Tecnologias e Mídias Digitais voltadas à Educação, Metodologias Ativas, Projetos & Atividades Interdisciplinares, Tutoria, Alfabetização Científica, Ensino de Ciências por Investigação e Empreendedorismo. Coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Humboldt.

    Luci Ferraz: Mestre e Doutora em Comunicação e Educação pela ECA-USP. Membro do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA-USP. Assessora do Núcleo de Informática Educativa, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Elementos da contemporaneidade e os impactos na cultura escolar

Profª Dra. Silene Kuin

Como lidar com características da Cultura Digital no ambiente escolar? Os educadores estão preparados para lidar com as gerações recentes e suas necessidades? O que muda e o que permanece como desafio ao educador para atingir os objetivos voltados para o ensino e a aprendizagem no contexto contemporâneo?

  • Doutorado, Mestrado e Especialização em Educação-Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na linha Novas Tecnologias em Educação. Atuação como docente no Ensino Superior nas modalidades presencial e a distância. Pesquisadora e produtora de conteúdos para formação presencial e a distância na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo - EFAP. Autora de publicações impressas e digitais para formação de educadores na Cultura Digital. Parecerista em artigos acadêmicos junto a instituições diversas de Ensino Superior. Experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia em educação, formação de professores e gestores, políticas públicas em educação, formação online de educadores e cultura digital e seus impactos na educação.

Palestra ATPC como lócus de formação

Profª Dra. Valéria de Souza

  • Doutorado e mestradoem Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente ocupa a Coordenação da Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB) responsável pelo desenvolvimento de diretrizes para a rede estadual de ensino, bem como a elaboração, a orientação e o acompanhamento do Programa de Educação Continuada do Quadro do Magistério. Atuou à frente da assessoria de gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, como Coordenadora na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), também como coordenadora junto à Escola de formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP).

Como utilizar histórias em quadrinhos em sala de aula

Prof. Ms. Bruno Andreotti e Mauricio Zanolini

Algumas considerações sobre como utilizar quadrinhos em sala de aula com foco no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e o Material de Apoio ao Currículo. A palestra aborda questões relativas à indústria cultural, Jornada do Herói e a linguagem e importância dos quadrinhos, focando em sua utilização como material pedagógico.

  • Mestre em Ciências Sociais e Graduação em História pela PUC-SP. Professor de História da Rede Estadual e Particular de ensino, atualmente atuando como gestor na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), que integra a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, atuando no planejamento, organização e implementação de ações de formação de cursos presenciais ou a distância. Experiência na área de História, Ciência Política, Sociologia e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos anti-globalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo, cultura pop, indústria cultural, cultura de massa e quadrinhos.

    Graduado em Design pela FAAP e pós graduado em Pedagogia, trabalha em diversos projetos com design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou um programa norte americano de intercâmbio filiado a PUC-SP e a FGV, atualmente atuando no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta. Leitor voraz de histórias em quadrinhos desde a infância, é membro fundador dos Quadrinheiros.