Ir para o conteúdo principal
Cursos » 2016 » 1ª Edição/2016
| Login

Mediação Escolar e Comunitária – 2016

O curso Mediação Escolar e Comunitária foi concebido para capacitar e preparar os docentes selecionados para o exercício das atribuições de Professor-Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) em relação aos temas e técnicas que compõem as práticas relacionadas ao Sistema de Proteção Escolar.

Objetivo

O objetivo do curso Mediação Escolar e Comunitária é instruir os docentes selecionados para o exercício das atribuições de PMEC, de maneira que estejam aptos a:

• Adotar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar e apoiar o desenvolvimento de ações e programas de Justiça Restaurativa;

• Orientar os pais ou responsáveis dos alunos sobre o papel da família no processo educativo;

• Desenvolver atividades pedagógicas que contemplem a comunidade do entorno da escola; 

• Analisar os fatores de vulnerabilidade e de risco a que possa estar exposto o aluno;

• Orientar a família ou os responsáveis quanto à procura de serviços de proteção social;

• Identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas pelos alunos fora do período letivo;

• Orientar e apoiar os alunos na prática de seus estudos.


Modalidade

O curso é composto por 78 horas de carga horária e será realizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP).

 

Público-alvo

 

Na edição 2016 do curso, puderam ser inscritos os seguintes profissionais, desde que estivessem em exercício no Quadro do Magistério (QM), de acordo com a base CGRH de julho/2016:

a.      Docentes selecionados para as atribuições de PMEC em 2016, desde que não tenham sido aprovados em edições anteriores do curso;

b.      Docentes selecionados para as atribuições de PMEC em 2016 e que foram reprovados em edições anteriores deste mesmo curso.

 

Inscrições

Os gestores regionais do SPEC foram os responsáveis por realizar as inscrições dos profissionais que se encaixassem no público-alvo de sua Diretoria de Ensino, durante o período de 23 a 30 de agosto de 2016.


Período de realização do curso

 

A edição 2016 do curso será realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP) de 14 de setembro a 11 de novembro de 2016.

Para mais informações consulte o Regulamento.

Atenção: Conforme informado no Boletim 110, as atividades do curso Mediação Escolar e Comunitária – 2016 foram reabertas e, portanto, os cursistas terão uma nova oportunidade para finalizar as atividades pendentes durante o novo período de realização: de 21 a 25 de novembro de 2016.