Ir para o conteúdo principal

Bem-Vindo ao curso Foco Aprendizagem - Dirigente de Ensino

Apresentação

 

Em 2015, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) lançou a plataforma Foco Aprendizagem. Nela, as equipes das unidades escolares, das diretorias de ensino e das coordenadorias da SEE-SP puderam consultar os resultados do SARESP e, a partir deles, direcionar e redirecionar práticas de gestão escolar e pedagógica.

Para 2016 a plataforma contará com novas seções, uma série de informações, recursos e materiais para professores e alunos!

A ação Foco Aprendizagem é composta por sete cursos, cada qual com público-alvo e objetivos específicos.

A ação será dividida em dois momentos:

  • No primeiro momento o curso será ofertado aos profissionais das diretorias de ensino em exercício na SEE-SP. As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas de 22 de julho a 7 de agosto de 2016, exclusivamente por este hotsite.
  • Em um segundo momento, o curso será ofertado aos profissionais das unidades escolares em exercício na SEE-SP.

Objetivos

 

O curso tem por objetivo possibilitar aos participantes o desenvolvimento de planos de ação que considerem os dados contextuais (internos/cotidianos, processuais e externos) para promover a aprendizagem dos alunos, a partir de competências/práticas que possibilitem aos participantes o exercício das atividades a seguir:

  • Transformar dados de avaliação em informações sobre as aprendizagens dos alunos;
  • Analisar essas informações para reorientar a prática docente, considerando o papel dos diferentes educadores envolvidos;
  • Considerar e interpretar diversos insumos para melhorar a gestão pedagógica;
  • Considerar, interpretar e agregar novos insumos à prática pedagógica;
  • Trabalhar de forma integrada e sinérgica (áreas de gestão e pedagógica) com vistas à promoção das aprendizagens dos alunos.

Público-alvo

O curso Foco Aprendizagem - Dirigente de Ensino será direcionado a todos os Dirigentes de Ensino em exercício na SEE-SP, conforme base CGHR de junho/2016.

Estrutura do curso

O curso, para cada público, terá carga horária de 30 horas e será realizado na modalidade de estudos autônomos (sem tutoria, interação ou mediação) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

 

As atividades terão início no dia 17 de agosto de 2016.

 

Leia atentamente o Regulamento específico de seu curso, e em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pelo canal Fale Conosco.