Ir para o conteúdo principal

1ª Edição/2016


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio do CAPE e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), oferta o curso Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e suas Especificações – 1ª Edição/2016

Com carga horária de 60 horas, o curso será realizado a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP), na modalidade de estudos autônomos (autoinstrucional).

Poderão participar dessa edição os seguintes profissionais do Quadro do Magistério (QM), em exercício na SEE-SP:

a) Professores das Salas de Recursos (PEB I ou PEB II);
b) Professores da Educação Básica I (PEB I);
c) Professores da Educação Básica II (PEB II);
d) Professores Coordenadores (PC); 
e) Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP);
f) Diretores;
g) Vice-Diretores; 
h) Supervisores de Ensino. 

As atividades terão início no dia 23 de agosto de 2016 e término no dia 24 de outubro de 2016.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), também conhecidos como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são considerados Distúrbios do Desenvolvimento, caracterizados pelos seguintes aspectos: prejuízo na interação social; dificuldades severas de comunicação verbal e não verbal; e ausência de atividades imaginativas, substituídos por comportamentos repetitivos e estereotipados.  

O curso prevê uma imersão nos temas que perpassam conteúdos específicos, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, visando ao acompanhamento pedagógico de alunos com TGD.

Atenção: Verifique o cronograma de atividades e apenas realize a sua inscrição se tiver interesse e disponibilidade para participar do curso!