1. Como é o curso?
2. Como acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?
3. Posso usar o meu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?
4. Estou inscrito(a) no curso, mas preenchi o e-mail institucional errado, no formulário de inscrição. Como posso alterá-lo?
5. Como criar o e-mail institucional Google?
6. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Senha inválida”.
7. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Usuário inválido”.
8. Estou inscrito(a) no curso, mas após acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, não consigo navegar pelo conteúdo do curso, os links estão indisponíveis.
9. Problemas de navegação nas ferramentas ou dúvidas técnicas referentes à plataforma MOOC/GOOGLE.
10. Dúvidas em relação às atividades do curso.
1. Como é o curso?
O curso Fundamentos do Google para o Ensino 2015 é realizado a distância, na modalidade de estudos autônomos (autoinstrucional e sem mediação) na plataforma MOOC/GOOGLE.
2. Como acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?
Para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, você deverá:
a. Acessar o site: http://mooc-brasil.appspot.com;
b. Clicar em “Login”, no menu superior direito;
c. Preencher seu “Login” com a conta de e-mail institucional Google, com a qual realizou a inscrição no curso, e o campo “Senha”.
3. Posso usar o meu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?
Não. Para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, você deverá informar o seu e-mail institucional Google, criado por meio do site da Secretaria Escolar Digital.
4. Estou inscrito(a) no curso, mas preenchi o e-mail institucional errado, no formulário de inscrição. Como posso alterá-lo?
Os inscritos que informaram um e-mail institucional Google inválido e/ou inativo no formulário de inscrição do curso deverão aguardar o processo automático de alteração de acesso à plataforma MOOC/GOOGLE ser realizado.
Assim que o acesso for disponibilizado, os inscritos receberão uma notificação (no e-mail cadastrado na Rede do Saber) com as orientações de acesso e de participação do curso.
5. Como criar o e-mail institucional Google?
Consulte as orientações de criação do e-mail institucional Google no “Tutorial de acesso ao MOOC/GOOGLE”, disponível no menu lateral da página.
6. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Senha inválida”.
Neste caso, você deverá criar uma nova senha de acesso. Para alterá-la:
- Acesse o site da Secretaria Escolar Digital, https://sed.educacao.sp.gov.br, e realize o login, utilizando os dados de acesso informados na tela;
- Após logar, clique em “Alterar a senha”, no menu à direita da página;
- No campo “Senha atual”, informe a senha da Secretaria Digital Escolar. Depois, preencha os campos seguintes com a nova senha.
A nova senha será utilizada para acessar o e-mail institucional Google e, também, para acessar a Secretaria Digital Escolar e o GDAE.
7. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Usuário inválido”.
Se o e-mail institucional Google foi cadastrado errado no formulário de inscrição, você deverá aguardar o processo automático de alteração de acesso à plataforma MOOC/GOOGLE ser realizado. Assim que o acesso for disponibilizado, você receberá uma notificação (no e-mail cadastrado na Rede do Saber) com as orientações de acesso e de participação do curso.
8. Estou inscrito(a) no curso, mas após acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, não consigo navegar pelo conteúdo do curso, os links estão indisponíveis.
Neste caso, você deverá verificar se o seu e-mail institucional Google, informado no formulário de inscrição, é realmente ativo e válido.
Para verificar se o e-mail institucional é ativo: acesse o site www.gmail.com.br e faça o login com os seus dados. Se o login for realizado com sucesso, por favor, abra um chamado, informe o seu e-mail institucional Google e explique a dificuldade de acessar o conteúdo do curso, mesmo após verificar que o e-mail está ativo.
Para verificar se o e-mail institucional é válido: acesse o site da Secretaria Escolar Digital, https://sed.educacao.sp.gov.br, faça o login e consulte as informações referentes ao seu e-mail institucional Google. Em caso de dúvidas, consulte o “Tutorial de acesso ao MOOC/GOOGLE”. Se o e-mail for o mesmo indicado no formulário de inscrição, por favor, abra um chamado, informe o seu e-mail institucional Google e explique a dificuldade de acessar o conteúdo do curso, mesmo após verificar que o e-mail é válido.
9. Problemas de navegação nas ferramentas ou dúvidas técnicas referentes à plataforma MOOC/GOOGLE.
Nestes casos, entre em contato com a equipe de suporte técnico do Google, pelo endereço mooc.sp@foreducation.com.br.
10. Dúvidas em relação às atividades do curso.
Em caso de dúvidas pedagógicas, abra um chamado por meio do “Fale Conosco”, disponível no hotsite do curso.