Ir para o conteúdo principal

Dúvidas frequentes

1. Como é o curso?

2. Como acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?

3. Posso usar o meu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?

4. Estou inscrito(a) no curso, mas preenchi o e-mail institucional errado, no formulário de inscrição. Como posso alterá-lo?

5. Como criar o e-mail institucional Google?

6. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Senha inválida”.

7. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Usuário inválido”.

8. Estou inscrito(a) no curso, mas após acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, não consigo navegar pelo conteúdo do curso, os links estão indisponíveis.

9. Problemas de navegação nas ferramentas ou dúvidas técnicas referentes à plataforma MOOC/GOOGLE.

10. Dúvidas em relação às atividades do curso.


1. Como é o curso?

O curso Fundamentos do Google para o Ensino 2015 é realizado a distância, na modalidade de estudos autônomos (autoinstrucional e sem mediação) na plataforma MOOC/GOOGLE.


2. Como acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?

Para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, você deverá:

a. Acessar o site: http://mooc-brasil.appspot.com;
b. Clicar em “Login”, no menu superior direito;
c. Preencher seu “Login” com a conta de e-mail institucional Google, com a qual realizou a inscrição no curso, e o campo “Senha”.


3. Posso usar o meu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE?

Não. Para acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, você deverá informar o seu e-mail institucional Google, criado por meio do site da Secretaria Escolar Digital.


4. Estou inscrito(a) no curso, mas preenchi o e-mail institucional errado, no formulário de inscrição. Como posso alterá-lo?

Os inscritos que informaram um e-mail institucional Google inválido e/ou inativo no formulário de inscrição do curso deverão aguardar o processo automático de alteração de acesso à plataforma MOOC/GOOGLE ser realizado.

Assim que o acesso for disponibilizado, os inscritos receberão uma notificação (no e-mail cadastrado na Rede do Saber) com as orientações de acesso e de participação do curso.


5. Como criar o e-mail institucional Google?

Consulte as orientações de criação do e-mail institucional Google no “Tutorial de acesso ao MOOC/GOOGLE”, disponível no menu lateral da página.


6. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Senha inválida”.

Neste caso, você deverá criar uma nova senha de acesso. Para alterá-la:

- Acesse o site da Secretaria Escolar Digital, https://sed.educacao.sp.gov.br, e realize o login, utilizando os dados de acesso informados na tela;
- Após logar, clique em “Alterar a senha”, no menu à direita da página;
- No campo “Senha atual”, informe a senha da Secretaria Digital Escolar. Depois, preencha os campos seguintes com a nova senha.

A nova senha será utilizada para acessar o e-mail institucional Google e, também, para acessar a Secretaria Digital Escolar e o GDAE.


7. Não consigo acessar a plataforma MOOC/GOOGLE. Aparece a mensagem: “Usuário inválido”.

Se o e-mail institucional Google foi cadastrado errado no formulário de inscrição, você deverá aguardar o processo automático de alteração de acesso à plataforma MOOC/GOOGLE ser realizado. Assim que o acesso for disponibilizado, você receberá uma notificação (no e-mail cadastrado na Rede do Saber) com as orientações de acesso e de participação do curso.


8. Estou inscrito(a) no curso, mas após acessar a plataforma MOOC/GOOGLE, não consigo navegar pelo conteúdo do curso, os links estão indisponíveis.

Neste caso, você deverá verificar se o seu e-mail institucional Google, informado no formulário de inscrição, é realmente ativo e válido.

Para verificar se o e-mail institucional é ativo: acesse o site www.gmail.com.br e faça o login com os seus dados. Se o login for realizado com sucesso, por favor, abra um chamado, informe o seu e-mail institucional Google e explique a dificuldade de acessar o conteúdo do curso, mesmo após verificar que o e-mail está ativo.

Para verificar se o e-mail institucional é válido: acesse o site da Secretaria Escolar Digital, https://sed.educacao.sp.gov.br, faça o login e consulte as informações referentes ao seu e-mail institucional Google. Em caso de dúvidas, consulte o “Tutorial de acesso ao MOOC/GOOGLE”. Se o e-mail for o mesmo indicado no formulário de inscrição, por favor, abra um chamado, informe o seu e-mail institucional Google e explique a dificuldade de acessar o conteúdo do curso, mesmo após verificar que o e-mail é válido.


9. Problemas de navegação nas ferramentas ou dúvidas técnicas referentes à plataforma MOOC/GOOGLE.

Nestes casos, entre em contato com a equipe de suporte técnico do Google, pelo endereço
mooc.sp@foreducation.com.br.


10. Dúvidas em relação às atividades do curso.

Em caso de dúvidas pedagógicas, abra um chamado por meio do “Fale Conosco”, disponível no hotsite do curso.


Links

Sua dúvida não foi respondida? Utilize o Fale Conosco!

O Fale Conosco está disponível para abertura de chamados 24 horas por dia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Todos os chamados abertos nos finais de semana serão respondidos no primeiro dia útil subsequente. O mesmo acontecerá aos chamados abertos fora do horário estipulado.

Sobre as inscrições e dúvidas pedagógicas

Em caso de dúvidas referentes ao processo de inscrição no curso Fundamentos do Google para o Ensino 2015 - 1ª Edição, ou dúvidas pedagógicas em relação ao conteúdo do curso (atividades, cronograma, avaliações, etc.), verifique as informações contidas no Dúvidas Frequentes.

Sobre o MOOC/GOOGLE

Em caso de dúvidas técnicas e de navegação referentes ao MOOC/GOOGLE, envie um e-mail para mooc.sp@foreducation.com.br.

Sua dúvida não foi respondida, clique aqui para abrir um chamado no Fale Conosco.