|
|
Conecte-se
|
Ensino Fund. Ciclo II > Notícias 2009 > Notícias 2007
|
 |
|
|
|
|
Termina na sexta-feira, 15, prazo de inscrição para credenciamento de professores coordenadores para EF II e EM
|
As normas foram estabelecidas pela resolução SE-88, de 19 de dezembro de 2007. Serão selecionados 12 mil professores para a função, o dobro do número atual (seis mil, em toda a rede).
A Secretaria separou a seleção em duas partes: para EF Ciclo II e Ensino Médio, as inscrições ocorrem entre sete e 15 de fevereiro. Já para EF Ciclo I, as inscrições serão no segundo semestre.
O processo de credenciamento é necessário em virtude do estabelecimento de alterações na função pela Secretaria da Educação em 2007. Algumas das principais mudanças são: cada professor coordenador terá carga horária de 40 horas semanais, será responsável por um segmento (1ª a 4ª, 5ª a 8ª ou ensino médio) e a função será gratificada. Os novos professores coordenadores de EF Ciclo II e EM terão papel decisivo na implantação da Proposta Curricular para esses dois níveis de ensino, prevista para 2008.
Por determinação da CENP, até três supervisores de Ensino de cada DE deverão ser indicados como responsáveis pelo processo de credenciamento para os professores coordenadores de EF Ciclo II e EM. O processo de credenciamento dos professores interessados obedecerá a três etapas:
Pré-Inscrição
O professor deverá preencher o formulário eletrônico (Credenciamento de PCs). Se preferir, poderá fazê-lo na Diretoria de Ensino de sua escola. Essa pré-inscrição será confirmada por protocolo eletrônico, que deverá ser apresentado na segunda etapa.
Apresentação dos Documentos
A segunda etapa consiste na apresentação dos seguintes documentos à Diretoria de Ensino: documento de identidade; diploma de licenciatura plena; comprovante de 3 (três) anos de experiência como docente na rede estadual de ensino (data base 31/01/08); comprovante de titularidade do cargo ou comprovante de docente com vínculo garantido em lei, com no mínimo 10 (dez) aulas atribuídas em uma unidade escolar.
Todos os documentos serão conferidos pelos supervisores de Ensino responsáveis.
Validação da Inscrição
A terceira etapa corresponde à validação do ato de inscrição e será efetuada pelo supervisor de ensino responsável. Após conferir os documentos exigidos, cada supervisor indicado deverá se cadastrar e validar as inscrições.
Observação importante: o sistema adotado não possibilita retificação das informações já registradas. Portanto, atenção na hora de concluir a validação.
A validação da inscrição também será confirmada via protocolo eletrônico, que deverá ser apresentado durante as etapas seguintes do processo de credenciamento
Dúvidas sobre cada etapa do processo de inscrição poderão ser dirimidas através do “Fale Conosco”, ferramenta que está disponível no formulário de inscrição.
As dúvidas sobre a pré-inscrição serão recebidas até as 14 horas e as inscrições até as 18 horas, do dia 15/02.
Boletim nº 06 - Orientação para diretores sobre inscrição para credenciamento de Professores Coordenadores para EF Ciclo II e EM. clique aqui. (PDF, 457KB. Publicado em 08/02/2008)
Comunicado CENP de 06/02/2008 - Orientação para Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino e Diretores das Escolas sobre processo de credenciamento para a função de professor coordenador. clique aqui. (PDF, 13.5KB. Publicado em 08/02/2008)
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Secretaria aposta na participação da Rede para implantar ações de melhoria na qualidade de ensino
|
Encontros com dirigentes, supervisores de ensino e diretores de escolas de 610 municípios do interior paulista completam o programa de apresentação à Rede dos principais projetos previstos pela Secretaria da Educação para o planejamento de 2008 e ações do Plano de Metas que será implantado até 2010.
Nos dias 28 e 29 de janeiro, 3.500 representantes das escolas ligadas à CEI puderam conhecer de perto o material didático criado especialmente para os primeiros 42 dias letivos- o Jornal do Aluno e a Revista do Professor - e o material do primeiro bimestre com o conteúdo da Proposta Curricular para EF (Ciclo II) e EM- Documento Base, Cadernos do Gestor e Cadernos do Professor. E também foram informados das principais mudanças previstas para o ensino médio, educação de jovens e adultos e Saresp.
Mudanças no Ensino Médio
A professora Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta, detalhou como se dará na prática a diversificação do ensino médio prevista para ser iniciada em 2008, que inclui formação profissional e apoio à continuidade de estudos.
No primeiro caso, o aluno poderá cursar um ensino técnico em regime semipresencial ao mesmo tempo em que faz o ensino médio regular.
Para os demais alunos serão oferecidas 6 horas/aula semanais com conteúdos paralelos ao currículo da 3ª série, com ênfase nas atualidades das disciplinas e na vida contemporânea.
Educação de Jovens e Adultos
Também estão sendo desenvolvidas ações relativas ao EJA para o primeiro semestre desse ano. Entre elas, definição das diretrizes e grandes questões (como idade do aluno, duração dos cursos, descentralização de exames e educação profissional) e adequação da legislação vigente a ser proposta ao Conselho Estadual de Educação.
Saresp 2008
O Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – que já passou por algumas mudanças em 2007, trará outras inovações, entre as quais: elaboração das Matrizes de Referência da Avaliação, a partir do currículo estabelecido e definição clara de competências e habilidades em cada disciplina e ciclo, com a indicação das expectativas de aprendizagem a serem avaliadas. Segundo educadores que compareceram ao evento, é grande a expectativa na rede pública de ensino diante de todo esse conteúdo novo que está sendo oferecido.
“Agora os professores terão um parâmetro”, afirmou Maria Elena Domingos de Paulo, Supervisora da Diretoria de Ensino de Barretos. Já Izeiza Marilda Orsi, Diretora da Escola Professor Aimone Sala, de Guararapes acredita que “o ensino público de São Paulo vai indo por um caminho certo”.
Para Cacilda Salete Silva, Supervisora da DE de São José do Rio Preto, a grande vantagem do projeto de proposta curricular para EF II e EM é ser “didático, objetivo, claro, sintético e portanto, com maior possibilidade de um bom resultado na aplicação em sala de aula”. Beatriz Proto Rister, diretora de uma escola da região de Araçatuba, que reúne 800 alunos de ensino médio em três períodos, arremata: “com tudo isso que vai chegar ao aluno e ao professor – material e aulas de apoio, acredito que será um bom começo para realmente investir num ensino de qualidade”.
A secretária Maria Helena Guimarães de Castro, que encerrou o encontro, explicou à Rede como está o andamento das ações previstas para cada uma das dez metas para a educação pública de São Paulo a serem implantadas até 2010.
Maria Helena falou das expectativas da SEE com relação ao trabalho que será desenvolvido nas Diretorias Regionais de Ensino e nas escolas, como integração da equipe, foco nos resultados e eficiência do processo de gestão, antecipação de problemas e racionalização das soluções.
Para a Secretaria, “cinqüenta por cento dos bons resultados da escola são atribuídos ao diretor e integração da equipe. Por isso é fundamental a atuação dos gestores junto às escolas. E sempre tendo em mente que um projeto inovador, como o que estamos apresentando à Rede, precisa da mão firme do professor.É com a orientação segura do professor na sala de aula, que os resultados aparecerão”.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Escolas da Grande São Paulo são preparadas para as ações de 2008
|
Durante os dias 23 e 24 de janeiro, quase 2200 dirigentes, supervisores e diretores de escolas da capital e municípios da Região Metropolitana receberam orientação sobre como será a prática em sala de aula dos conteúdos propostos para as seis primeiras semanas letivas, com os alunos de 5ª a 8ª e Ensino Médio, consideradas fundamentais para a implantação da nova proposta curricular do Estado de São Paulo.
Ao abrir o encontro, a secretária Maria Helena Guimarães de Castro fez um balanço do andamento das ações previstas para cada uma das dez metas para a educação pública de São Paulo, que serão implantadas até 2010.
Com isso, o Estado encara o desafio de oferecer um ensino de qualidade para uma rede de educação que é a maior da América Latina, com números gigantes: 5 milhões de alunos, 5.500 escolas e 245 mil professores.
A Secretária também destacou as novidades para a Rede em 2008, que incluem os projetos para 1ª a 4ª séries, reunidos no programa “Ler e Escrever” e a implantação da proposta curricular para o ensino de 5ª a 8ª e Ensino Médio.
Para Maria Helena, todo esse esforço visa dar oportunidade real para que o aluno aprenda, mas, para isso, tem que haver empenho de todos os educadores envolvidos com a rede pública de ensino. “O que eu espero de vocês [dirigentes, supervisores e diretores de escolas] é uma atuação firme no monitoramento das ações, na implantação do currículo, na motivação dos professores, na integração das equipes. Que sejam o elo entre a secretaria e a ponta, a sala de aula”, ressaltou.
No encontro, foram apresen-tados os materiais que serão usados ao longo do ano: os Cadernos do Gestor, com as sugestões de organização do trabalho dos responsáveis pela gestão do currículo na escola e os Cadernos do Professor, organizados por bimestre e com propostas de atividades para todas as aulas, séries e disciplinas.
Os participantes também puderam tomar contato com o material didático criado especialmente para ser usado nas primeiras seis semanas de aulas pelos alunos do EF Ciclo II e EM: o Jornal do Aluno, a Revista do Professor e os vídeos que contém dicas para os professores sobre as atividades propostas.
Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular para EF Ciclo II e EM, que fez a apresentação desses conteúdos, enfatizou a importância da atuação dos professores para esse “pontapé inicial” – as primeiras seis semanas de aula – na implantação do novo currículo.
“ A motivação dos professores é fundamental para que esse período inicial das aulas seja proveitoso”, disse Maria Inês.
________________________________________________________
|
 |
|
|
"[...] Que a gente possa começar esse ano com muito ânimo, com muita garra e bastante apoiados, para fazermos um trabalho que aumente o desempenho dos nossos alunos nas avaliações, na busca das realizações dos seus projetos e também na busca de um grande prazer em ir à escola."
|
Maria Inês Fini
Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM
|
|
|
|
|
Clique aqui para acessar as apresentações feitas durante o Encontro de Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino e Diretores de Escolas, nos dias 23,24, 28 e 29 de janeiro de 2008. (PDF, 2.58MB. Publicado em 28/01/2008)
|
|
|
|
|
Secretários de Educação de 21 estados conhecem a proposta curricular de São Paulo para EF II e EM
|
Na terça-feira, 22 de janeiro, Secretários e representantes de 21 secretarias de Educação de estados que integram o Conselho Nacional de Educação (CONSED) se reuniram na SEESP para conhecer as novas propostas de São Paulo para educação pública.
A secretária Maria Helena Guimarães de Castro falou da atual situação do ensino na rede paulista e das mudanças que começam a ser implantadas a partir de 2008 para ensino fundamental e médio.
Foram apresentados os projetos do programa “Ler e Escrever”, para 1ª a 4º séries do EF Ciclo I e a Proposta Curricular para EF Ciclo II e EM.
Proposta Curricular
A grande expectativa dos secretários era com relação ao que está sendo proposto como currículo base para EF II e EM, a diversificação do Ensino Médio e o projeto de recuperação de aprendizagem.
A profª Maria Inês Fini explicou as principais abordagens da Proposta Curricular e apresentou os materiais específicos criados para as primeiras seis semanas de aula e os que serão usados ao longo do ano letivo.
“São Paulo está conseguindo realmente dar um passo importante na busca de melhoria da qualidade do ensino publico e do que vimos aqui hoje, essa proposta e o material pedagógico são bastante inovadores. Na nossa avaliação, é o estado brasileiro que tem mais condições de avançar nesse setor, pois agora reúne recursos, cooperação entre estado e prefeitura e acima de tudo, competência”, resumiram os secretários presentes, em declaração conjunta.
Clique aqui para acessar a apresentação feita pela profª. Maria Inês Fini na reunião do CONSED. (PDF, 132KB. Publicado em 24/01/2008)
________________________________________________________
|
|
|
|
|
ATPs e supervisores participam de capacitação para o planejamento de 2008
|
A videoconferência ocorreu na quarta, 19 de dezembro, e teve uma grande participação dos ATPs e supervisores de diversas cidades da Região Metropolitana e interior do Estado.
A Profa. Maria Inês Fini, Coordenadora , fez uma apresen-tação sobre as ações da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo desenvolvidas até agora. Assessorada pelas professoras Jane Borrelli e Valéria de Souza, da CENP, Maria Inês esclareceu dúvidas e orientou supervisores e ATPs sobre a recuperação da aprendizagem, que acontece entre 18 de fevereiro e 30 de março do ano que vem, para todos os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Para Maria Inês Fini, este período será a grande largada para a implantação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo: “Os alunos precisam ter a chance de repor estruturas mínimas de competência leitora e escritora e princípios lógicos matemáticos para terem melhores condições de prosseguir na aprendizagem”, disse Maria Inês.
A videoconferência foi transmitida ao vivo pelos sites da Rede do Saber, e da Secretaria da Educação.
A apresentação já está disponível para consulta.Para acessar, clique aqui.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Apresentação leva a dirigentes ações previstas e já realizadas da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o EF (Ciclo II) e EM
|
A Coordenadora, Maria Inês Fini, que fez a apresentação, também deta-lhou como será a revisão dos conteúdos essenciais, que acontece entre 18 de fevereiro e 30 de março, com atividades em sala de aula para os alunos de 5ª a 8ª e Ensino Médio. Esta ação consolida e recupera as aprendizagens necessárias à implantação do novo currículo.
Com base nos dados de desempenho dos alunos em leitura e matemática no Saresp de 2005, foram identificadas competências a ser desenvolvidas com o objetivo de recuperar as habilidades instrumentais de leitura e produção de textos e matemática como linguagens nas diferentes disciplinas, para que o aluno possa dar continuidade aos estudos. Foram construídas matrizes de referência para todas as disciplinas, divididas em dois blocos: um para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e outro para o Ensino Médio.
Ensino Fundamental (5ª a 8ª série)
Grupo I: as habilidades de leitura e produção de textos serão privilegiadas nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e História. Grupo II: as habilidades de Matemática serão privilegiadas nas disciplinas Geografia, Ciências e Matemática.
Ensino Médio
Grupo III: as habilidades de leitura e produção de texto serão privilegiadas nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física, História e Filosofia. Grupo IV: as habilidades de Matemática serão privilegiadas nas disciplinas Geografia, Biologia, Física, Química e Matemática.
Para as atividades previstas para esses 42 dias foi criado um material didático inovador: o jornal do aluno “São Paulo Faz Escola” – edição especial da proposta curricular – e uma revista para o professor.
Jornal “São Paulo Faz Escola”
Terá o formato e as características de um jornal de verdade, interativo, com projeto gráfico agradável ao aluno e voltado para facilitar o aprendizado. Serão mais de 4.500.000 exemplares, que ficarão nas escolas à disposição dos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5a a 8a série) e do Ensino Médio.
Revista para o professor
A Secretaria entregará uma publicação para cerca de 160 mil professores, em formato de revista, para que eles possam orientar-se na exploração das atividades propostas aos alunos em cada disciplina. Pelo menos dois professores de cada escola, um de Língua Portuguesa e um de Matemática, foram orientados por intermédio da Rede do Saber, através de videoconferências, para apoiar seus colegas durante a semana de planejamento.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Proposta Curricular é apresentada ao Conselho Estadual de Educação
|
Na quarta-feira, 12, a Profa. Maria Inês Fini, Coordenadora, fez uma apresentação dos conteúdos e das ações em andamento para a implementação da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo para o Conselho Estadual de Educação, presidido por Pedro Salomão Kassab.
Maria Inês falou sobre os principais movimentos com relação à Proposta, como a estrutura básica e as características do processo. A estrutura da proposta se desenvolve a partir desses princípios essenciais: currículo é cultura; currículo referido a competências; currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora; currículo que articula as competências para aprender; e currículo contextualizado no mundo do trabalho.
O processo de construção caracteriza-se pelo respeito ao saber já construído com foco em orientações para gestão do currículo na escola e da aprendizagem na sala de aula.
A Coordenadora falou das ações em andamento para a elaboração da estrutura, como a Consulta à Rede sobre boas práticas de gestão, iniciativa inédita que resultou em 3.071 relatos de experiências positivas. Estes relatos, enviados pela internet entre 16 de outubro e 3 de dezembro, estão sendo analisados pela equipe de educadores e serão divulgados posteriormente.
Para Maria Inês, a implementação da nova proposta inclui ainda a capacitação dos professores e gestores e programas de formação continuada para supervisores, diretores, professores coordenadores e professores de todas as disciplinas.
Quanto ao currículo, destacou as propostas para recuperação da aprendizagem e a diversificação para o Ensino Médio. Anunciou também um novo modelo para o ensino de jovens e adultos, que será desenvolvido ao longo de 2008. Debates e estudos sobre o tema já estão em andamento, mas qualquer conclusão só será adotada após a Rede ser ouvida.
Outro aspecto destacado foi a importância das avaliações, como o Saresp, necessárias, segundo Maria Inês, como indicadores das ações necessárias "para a melhoria das estruturas fundamentais de aprendizagem".
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Preparação dos alunos no início do ano letivo será a "grande largada" para a implantação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo
|
Atividades multidisciplinares com os alunos serão realizadas nas escolas da rede pública no período entre 18 de fevereiro e 30 de março de 2008.
Professores efetivos de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio indicados pelos diretores das escolas atuarão no apoio às escolas. Eles estão sendo capacitados através de videoconferências pela Rede do Saber.
A primeira delas aconteceu na terça-feira, 11 de dezembro, mediada pela professora Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo, com apoio das professoras Sílvia Sentelhas e Zuleika de Felice Murrie, consultoras da Secretaria, respectivamente, para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa. As telas das apresentações das três professoras já estão disponíveis no site. Para acessar, clique aqui.
As videoconferências de preparação prosseguirão nos dias 12, 13 e 17, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, para que seja possível atender a todas as Diretorias de Ensino e serão transmitidas ao vivo pelos sites da Rede do Saber e da Secretaria da Educação.
Para Maria Inês Fini, essas atividades intensivas em todas as disciplinas, diagnosticando as dificuldades e ajudando os alunos a retomar conceitos e estruturas fundamentais, serão o primeiro passo para a implantação da proposta curricular do Estado de São Paulo para o EF (Ciclo II) e EM.
________________________________________________________
|
 |
|
"[...] A nossa proposta curricular vai estar disponível para todos vocês com material de apoio, com orientação para professores, com atividades maravilhosas para o ano de 2008. Mas para que eles tenham sucesso, e todos nós tenhamos esse sentido de realização profissional, nós precisamos apoiar os nossos alunos, as crianças do Fundamental e os jovens do Ensino Médio, para que eles retomem alguns conceitos, reponham algumas estruturas, recuperem experiências no sentido de poder ter mais sucesso durante o ano de 2008 [...]."
|
Maria Inês Fini
Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM
|
|
|
|
 |
 |
|
"[...] Este trabalho tem um objetivo muito claro que é o de nós conseguirmos ressignificar os conteúdos e conhecimentos de Matemática para uma aplicação bastante ampla deste conhecimento. Que ele não fique restrito apenas às aulas de Matemática."
|
Sílvia Sentelhas
Consultora
SEE
|
|
|
|
 |
 |
|
"[...] Cabe, sim, à escola ampliar todo este conhecimento de leitura e produção de textos para que cada um tenha uma autonomia cada vez maior em termos de poder ler e entrar no mundo da leitura e de produzir os seus textos para diferentes finalidades [...]."
|
Zuleika de Felice Murrie
Consultora
SEE
|
|
|
|
|
|
|
|
Videoconferência da profa. Maria Inês Fini dá início à capacitação para o planejamento de atividades de 2008
|
A VC acontece na terça-feira, 11 de dezembro, em dois períodos: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h
Devem participar os professores efetivos de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio indicados pelos diretores das escolas e ATPs de Matemática e de Língua Portuguesa.
A videoconferência será mediada pela professora Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo, e transmitida ao vivo pelos sites da Rede do Saber e da Secretaria da Educação.
A capacitação dos professores prosseguirá nos dias 12, 13 e 17, nos mesmos horários, para que seja possível atender a todas as Diretorias de Ensino .
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Proposta Curricular conclui etapas
|
Os coordenadores do grupo de especialistas que elaboram a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo apresentaram na sexta-feira, 7 de dezembro, o primeiro balanço sobre o andamento dos trabalhos à Secretária Maria Helena Guimarães de Castro.
A professora Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta, fez a abertura, destacando como será a construção dessa proposta curricular básica a partir de alguns princípios essenciais: currículo é cultura; currículo referido a competências; currículo que tem como prioridade as competências leitora e escritora; currículo que articula as competências para aprender e currículo contextualizado no mundo do trabalho; respeito ao saber já construído; e orientação para gestão da aprendizagem na sala de aula.
Também foram apresentados, entre outros, os documentos relativos à estrutura e às ações da Proposta e as ações para a diversificação do currículo do Ensino Médio e a recuperação da aprendizagem.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos, Eliane Aparecida Torres, apresentou o programa de reorganização para a área e ressaltou que os debates e estudos já estão em andamento, mas qualquer conclusão só será adotada após a Rede ser ouvida.
Maria Alice Pereira, gestora da Proposta Curricular, fez um relato das linhas básicas que devem ser adotadas para a EF Ciclo II – 5ª a 8ª séries e EM.
________________________________________________________
|
 |
|
"[...] Todos os projetos serão acompanhados de capacitação especial para os professores em cada um desses programas [...]. Todos os professores da rede serão também informados e capacitados para cada uma dessas ações."
|
Maria Alice Pereira
Gestora da Proposta Curricular
SEE
|
|
|
|
 |
 |
|
"[...] Estamos já em fase de debates e estudos a respeito de uma nova proposta didático-pedagógica, mas ela estará em conclusão após estarmos sentando, conversando, debatendo e ouvindo sugestões para que toda a Rede possa estar nos auxiliando na execução dessa nova reorganização, dessa nova reestruturação da educação dos jovens e adultos no Estado de São Paulo [...]."
|
Eliane Aparecida Torres
Gerente de Educação de Jovens e Adultos
SEE
|
|
|
|
|
|
|
|
Diretores podem indicar até o próximo dia 10 professores que apoiarão as escolas no planejamento 2008 para atividades com os alunos. Videoconferências de capacitação acontecem entre 11 e 17 de dezembro
|
Cabe aos diretores das escolas indicar professores efetivos que possam atuar no planejamento 2008 em atividades com os alunos do EF – Ciclo II e EM previsto para o início do ano letivo de 2008.
Deverão ser indicados quatro professores por escola, um de Língua Portuguesa e um de Matemática, que lecionem no Ensino Fundamental II, e outros dois, também efetivos e das mesmas disciplinas, que lecionem no Ensino Médio.
A indicação pode ser feita por meio do formulário disponibilizado no endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/pesquisa, que deve ser preenchido com os dados solicitados.
As videoconferências de capacitação acontecem nos dias 11, 12, 13 e 17 de dezembro, em dois períodos: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h.
As VCs serão mediadas pela professora Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio do Estado de São Paulo, e transmitidas ao vivo pelo site da Rede do Saber e da Secretaria da Educação.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Consulta à Rede termina com mais de 3 mil relatos enviados
|
Depois de 48 dias, termina o prazo para relatos de experiências positivas para EF (Ciclo II) e EM e a Consulta sobre Expectativas de Aprendizagem para o Ciclo I.
A iniciativa pioneira da Secretaria teve adesão de escolas da capital e do interior, que preencheram os formulários disponíveis no site do “São Paulo Faz Escola”.
A consulta foi encerrada no dia 3 de dezembro. Professores e gestores do EF Ciclo II e EM ainda podem acessar as pesquisas utilizando o código CIE, mas apenas para leitura, não sendo possível edição ou inserção de novos relatos. Para o EF Ciclo I, não será mais possível o acesso às páginas. Foram encaminhados 3.071 relatos para o EF Ciclo II e EM, que já estão sendo analisados.
Para o Ciclo I – 1ª a 4ª - foram 2.951 registros.
Consulta interativa
A consulta para EF (Ciclo II) e EM foi uma forma interativa de compartilhar com a rede pública de ensino de São Paulo atividades bem-sucedidas, resultado da criatividade dos educadores na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia das escolas.
O formulário para relatos de gestão e experiências curriculares em sala de aula foi disponibilizado na internet no período de 16 de outubro a 3 de dezembro.
Neste período, foram postados 3.071 relatos, sendo 2.258 de experiências em sala de aula e 813 de gestão. A divulgação, sistematização, análise e revisão dessas iniciativas já existentes permitirão compor o mapa real da Rede. É nessas práticas de gestão e de sala de aula que a equipe responsável pelo Projeto Curricular irá identificar, analisar e buscar subsídios para a construção da Proposta Curricular do Estado e o planejamento curricular de 2008 das unidades escolares.
Expectativas de Aprendizagem para o EF (Ciclo I)
O documento das Orientações Curriculares em Língua Portuguesa e Matemática, com a publicação das Expectativas de Aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento, faz parte de um conjunto de ações voltadas para o Ciclo I do Ensino Fundamental que a SEE vem desencadeando em 2007 e que terão continuidade ao longo dos próximos anos. A consulta sobre este documento, elaborado e disponibilizado no site “São Paulo Faz Escola”, teve a finalidade de subsidiar o trabalho de professores, professores coordenadores, Diretores e ATPs e, assim, contribuir para que o sistema de ensino retome sua principal finalidade: a aprendizagem dos alunos.
Os educadores vinculados ao Ciclo I foram convidados a contribuir, opinando sobre a pertinência, adequação e clareza de cada expectativa, por meio de uma consulta. A participação foi por adesão, e puderam ser respondidas todas as questões apresentadas ou apenas as relacionadas a Língua Portuguesa ou Matemática.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Secretaria estende até 3 de dezembro o prazo para consulta à Rede para EF Ciclo II e EM e Expectativa de Aprendizagem do EF Ciclo I
|
A nova data foi definida porque não foi possível acessar os formulários no site em função de manutenção nos sistemas na manhã da sexta-feira, 30 de novembro. Os relatos poderão ser enviados até 23h59 do dia 3 de dezembro, próxima segunda-feira.
Relatos de atividades bem-sucedidas
A consulta é uma forma interativa de compartilhar com a Rede Pública de Ensino de São Paulo atividades bem-sucedidas, resultado da criatividade dos educadores na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia das escolas e dos educadores que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Trata-se de uma inovação tanto nos conteúdos quanto na prática pedagógica, com o objetivo de aprimorar esse trabalho.
A aceitação pela rede está sendo das mais significativas. Desde 16 de outubro, quando foi disponibilizado o registro pela internet, até 29 de novembro, 2.070 relatos já tinham sido enviados de escolas da capital e do interior do Estado. A participação de todos é muito importante para que se possa ter um quadro real da rede. E fazer isso é muito fácil: basta acessar o formulário disponível neste site.
Consulta EF Ciclo I
A proposta da consulta às Expectativas de Aprendizagem (EA) das séries iniciais do Ensino Fundamental é ouvir os educadores com relação ao que já foi realizado até agora para balizar a condução do trabalho que vem sendo construído por diversos especialistas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A contribuição dos professores, professores coordenadores, diretores e ATPs é fundamental para dar continuidade à formulação das Expectativas de Aprendizagem.
O Formulário para inscrição também está disponível neste site.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Diretores têm prazo até o dia 6 para indicar professores para as atividades do início do ano letivo de 2008
|
A Secretaria da Educação está solicitando aos diretores de escolas da rede pública que indiquem professores efetivos que possam atuar no planejamento de atividades o início do ano letivo de 2008.
Deverão ser indicados um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática que lecionem no Ensino Fundamental II e outros dois, também efetivos e das mesmas disciplinas, que lecionem no Ensino Médio.
Os docentes devem ter disponibilidade para participar de uma videoconferência que será realizada entre os dias 11 e 18 de dezembro e que discutirá o programa de recuperação inicial para os alunos destes ciclos. E uma vez capacitados, atuarão junto à equipe escolar no planejamento e realização desta atividade.
Caso a escola não possua professores efetivos para os dois níveis de ensino, podem ser indicados os mesmos professores, desde que seja garantida a possibilidade de participação destes professores no apoio às atividades de planejamento para 2008 junto às equipes de EF II e EM.
A indicação pode ser feita através do formulário disponibilizado no endereço http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/pesquisa, que deve ser preenchido com os dados solicitados. O prazo termina no dia 6 de dezembro próximo.
Para acessar o formulário, é necessário inserir o código CIE da escola e ter em mãos os números do CPF e RG de cada um dos professores indicados. Os dados não poderão ser alterados após o preenchimento.
Esta colaboração da Rede é importante no sentido de apoiar as ações da Secretaria na discussão da proposta curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.
Todas as informações sobre a proposta curricular, assim como o acesso às videoconferências realizadas com os diretores, estão disponíveis aqui no site.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Cursos profissionalizantes: novidade importante para o Ensino Médio na rede pública de São Paulo em 2008
|
Essas inovações para o Ensino Médio estão sendo elaboradas pelo grupo técnico da Secretaria da Educação responsável pela Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, que formula a grade curricular prevista para vigorar a partir do ano que vem.
Com isso, o 3º ano do Ensino Médio será diversificado e oferecerá dois caminhos ao estudante: curso profissionalizante ou apoio para o prosseguimento dos estudos.
Para Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, a nova formulação faz parte de um conceito mais abrangente de aprendizagem, mas sem deixar de lado o foco principal, que é a formação básica do aluno.
“É importante um currículo que tenha como prioridade a competência de ler e escrever e de articular as competências para aprender e, ao mesmo tempo, preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo do trabalho”, finaliza.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Diretores tem papel fundamental na gestão do currículo
|
Maria Helena Guimarães de Castro falou aos diretores da Rede nesta terça, 13 de novembro, e quarta, 14, destacando três pontos básicos: o Plano de Metas, a Gestão de Resultados e a importância do Saresp, avaliação que acontece nos próximos dias 28 e 29.
Para a Secretária, “o diretor mobiliza a equipe, mobiliza os pais e a comunidade, exercendo um importante papel de ligação entre o que é proposto no conteúdo curricular e o trabalho na ponta do sistema, que é a escola”.
O Plano de Metas (clique aqui) é um conjunto de ações propostas pelo Governo do Estado para a melhoria da qualidade da educação na rede pública, garantindo basicamente a alfabetização para as crianças de 8 anos e a redução dos índices de reprovação.
A Gestão de Resultados, estratégia para aprimorar a qualidade das escolas, começa com a implantação do sistema de metas e será referência também para o pagamento por desempenho, ou bônus, como é conhecido, que a Secretaria iniciará em 2008.
O Saresp é a mais importante avaliação já realizada no Estado. Envolverá 2 milhões de alunos das 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do EF e 3ª série do EM em mais de 5 mil escolas. Serão 61 mil turmas e cerca de 45 mil pais que atuarão como observadores.
Será o ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar (as equipes receberão bônus de acordo com a evolução da aprendizagem dos alunos).
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Proposta Curricular é desafio para os Diretores de escolas
|
Prevista para ser implantada na Rede a partir de 2008, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio foi apresentada aos diretores das escolas na videoconferência mediada pela professora Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta.
Na terça feira, dia 13, e quarta feira, 14, diretores de escolas da capital, região metropolitana e muitas cidades do interior esclareceram dúvidas, fizeram perguntas e deram sugestões sobre a Proposta Curricular.
Maria Inês Fini explicou passo a passo quais as características do processo de construção e os documentos e ações que formam a estrutura da proposta. Destacou também a importância da atuação dos gestores no processo de implementação da base curricular comum nas escolas.
“Nós precisamos fundamentalmente que diretores, ATPs, professores coordenadores e supervisores atuem efetivamente na organização da escola, no apoio ao professor, para que de fato a gestão na sala de aula possa ocorrer com sucesso”, afirmou.
Na primeira quinzena de dezembro estão previstas deverão acontecer outras videoconferências com os diretores da Rede para orientações relacionadas às atividades da semana de planejamento para o ano letivo de 2008.
A videoconferência foi transmitida ao vivo pelos sites da Rede do Saber (clique aqui) e da Secretaria da Educação (clique aqui).
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Devido ao grande número de pedidos, a Secretaria da Educação decidiu estender até 30 de novembro o prazo para os relatos das experiências positivas de gestão do currículo nas escolas e salas de aula
|
A consulta é uma forma interativa de compartilhar com a Rede Pública de Ensino de São Paulo atividades bem-sucedidas, resultado da criatividade dos educadores na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia das escolas. E mais: trata-se de uma inovação tanto nos conteúdos quanto na prática pedagógica, com o objetivo de aprimorar esse trabalho. A aceitação pela rede está sendo das mais significativas. Desde 16 de outubro, quando foi disponibilizado o registro pela internet, até 12 de novembro, 185 relatos já tinham sido finalizados e 217 encontravam-se em fase final de preenchimento. Participaram da consulta escolas da capital e do interior do Estado, que enviaram 107 relatos de gestão e 295 de disciplinas. Quem ainda não enviou seu trabalho, agora ganha mais tempo para fazê-lo. A participação de todos é muito importante para que se possa ter um quadro real da rede. E fazer isso é muito fácil: basta acessar o formulário disponível neste site.
________________________________________________________
|
|
|
|
|
Proposta Curricular que começa a ser implantada em 2008 será discutida com diretores das escolas da rede pública de ensino
|
Nas próximas terça e quarta-feira (13 e 14 de novembro), Maria Inês Fini, Coordenadora Geral da Proposta Curricular do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, apresenta videoconferências específicas para os diretores das escolas da rede pública.
Serão abordados a organização da Proposta Curricular, o andamento dos trabalhos e a expectativa de participação dos educadores no processo de construção do currículo.
As videoconferências acontecerão em três horários para diferentes grupos de forma a facilitar a interação e o esclarecimento de dúvidas.
As Diretorias de Ensino devem verificar em que dias e horários estarão conectadas para que todos os diretores possam assistir às videoconferências em suas regiões.
As videoconferências serão transmitidas ao vivo pelo site da Rede do Saber www.rededosaber.sp.gov.br e pelo site da Secretaria da Educação www.educacao.sp.gov.br.
Serviço:
Datas e horários:
13/11 – das 9h às 12h e das 14h às 17h
14/11 – das 14h às 17h
Evento: Videoconferências
Tema: "Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio"
Videoconferencista: Maria Inês Fini (SEE).
________________________________________________________
|
|
|
|
|
|
|
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem
|
|
|