Versão 2 - 21 de junho de 2012
Módulos/ VC
|
Semana
|
Carga Horária
|
Conteúdo
|
Início
|
Término
|
Módulo1: Introdutório
|
1
|
5h
|
Legislação Geral; Histórico; Histórico do movimento paralímpico; A importância da Educação Física para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno; Representações sociais (singularidade, respeito às diferenças e responsabilidade pela formação);
|
16-abr
|
22-abr
|
Módulo 2: Deficiência Auditiva
|
2
|
5,5h
|
Histórico, características da surdez e seus impactos nos processos de inclusão, tipos de surdez e sua fisiologia; Estratégias de comunicação e orientações ao professor de EF para práticas inclusivas .
|
23-abr
|
6-mai
|
3
|
Módulo 3: Deficiência Visual
|
3
|
5,5h
|
Histórico, características, terminologias, implicações educacionais para cegos e de baixa visão, orientação/mobilidade, O que não fazer com o aluno DV para não prejudicar seu desenvolvimento. Responsabilidades e expectativas dos professores. Adaptações de regras de jogos e modalidades esportivas para deficientes visuais (judô, golbol, xadrez, atletismo e natação).
|
30-abr
|
13-mai
|
4
|
VC1
|
5
|
4h
|
Módulo introdutório, deficiência auditiva e visual: aprofundamento dos temas
|
19-mai
|
Módulo 4: Deficiência Física
|
6
|
12h
|
A definição dos principais tipos e os cuidados/atividades indicados para cada um deles. Adaptação de materiais com segurança, importância/valorização do aluno-tutor (colega), estratégias de comunicação/compreensão com aluno.
|
21-mai
|
17-jun
|
7
|
8
|
Módulo 5: Deficiência Intelectual
|
9
|
8h
|
Causas e características das principais doenças, planejamento de atividades, estratégias, avaliação, atividades práticas e intervenções, como auxiliar o aluno, segregação x estereótipos.
|
18-jun
|
08-jul
|
10
|
VC2
|
11
|
4h
|
Deficiência física e intelectual: aprofundamento dos temas
|
30/jun
|