Versão 2 - 21 de junho de 2012
    
        
            | 
             Módulos/ VC 
             | 
            
             Semana 
             | 
            
             Carga Horária 
             | 
            
             Conteúdo 
             | 
            
             Início 
             | 
            
             Término 
             | 
        
        
            | 
             Módulo1: Introdutório 
             | 
            
             1 
             | 
            
             5h 
             | 
            
             Legislação Geral; Histórico; Histórico do movimento paralímpico; A importância da Educação Física para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno; Representações sociais (singularidade, respeito às diferenças e responsabilidade pela formação); 
             | 
            
             16-abr 
             | 
            
             22-abr 
             | 
        
        
            | 
             Módulo 2: Deficiência Auditiva  
             | 
            
             2 
             | 
            
             5,5h 
             | 
            
             Histórico, características da surdez e seus impactos nos processos de inclusão, tipos de surdez e sua fisiologia; Estratégias de comunicação e orientações ao professor de EF para práticas inclusivas . 
             | 
            
             23-abr 
             | 
            
             6-mai 
             | 
        
        
            | 
             3 
             | 
        
        
            | 
             Módulo 3: Deficiência Visual  
             | 
            
             3 
             | 
            
             5,5h 
             | 
            
             Histórico, características, terminologias, implicações educacionais para cegos e de baixa visão, orientação/mobilidade, O que não fazer com o aluno DV para não prejudicar seu desenvolvimento. Responsabilidades e expectativas dos professores. Adaptações de regras de jogos e modalidades esportivas para deficientes visuais (judô, golbol, xadrez, atletismo e natação). 
             | 
            
             30-abr 
             | 
            
             13-mai 
             | 
        
        
            | 
             4 
             | 
        
        
            | 
             VC1 
             | 
            
             5 
             | 
            
             4h 
             | 
            
             Módulo introdutório, deficiência auditiva e visual: aprofundamento dos temas 
             | 
            
             19-mai 
             | 
        
        
            | 
             Módulo 4: Deficiência Física 
             | 
            
             6 
             | 
            
             12h 
             | 
            
             A definição dos principais tipos e os cuidados/atividades indicados para cada um deles. Adaptação de materiais com segurança, importância/valorização do aluno-tutor (colega), estratégias de comunicação/compreensão com aluno. 
             | 
            
             21-mai 
             | 
            
             17-jun 
             | 
        
        
            | 
             7 
             | 
        
        
            | 
             8 
             | 
        
        
            | 
             Módulo 5: Deficiência Intelectual 
             | 
            
             9 
             | 
            
             8h 
             | 
            
             Causas e características das principais doenças, planejamento de atividades, estratégias, avaliação, atividades práticas e intervenções, como auxiliar o aluno, segregação x estereótipos. 
             | 
            
             18-jun 
             | 
            
             08-jul 
             | 
        
        
            | 
             10 
             | 
        
        
            | 
             VC2 
             | 
            
             11 
             | 
            
             4h 
             | 
            
             Deficiência física e intelectual: aprofundamento dos temas 
             | 
            
             30/jun 
             |