Ir para o conteúdo principal

Educar para conscientizar

 

Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçam a importância da prevenção e o papel essencial da Educação nesse contexto.

Para orientar os diversos profissionais da educação da rede pública paulista a tratarem o assunto em seus ambientes escolares e contribuir para que o tema seja encarado com menos tabu e mais visibilidade, a SEDUC-SP, por meio do SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Comunitária, em parceria com a EFAPE – Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo, irá realizar uma série de ações durante o mês de setembro.

O Encontro Setembro Amarelo Valorização da Vida está conectado ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história de Mike Emme, um jovem americano, de 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando pelo mesmo desespero.

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Conheça a Lei que Institui a Política Pública Nacional de Prevenção da Automutilação e ao suicídio

A quem se destina: Profissionais da Educação da SEDUC-SP do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria Escolar (QSE).

Serão realizadas atividades diferenciadas nas escolas, como o Dia D – Valorização da Vida, em 10 de setembro, e oferecidos percursos formativos com roteiros a serem desenvolvidos nas ATPCs ao longo do mês.

Os conteúdos têm como objetivo promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio, visando à promoção de um ambiente escolar positivo, solidário, integrado e acolhedor, respeitando as diferenças e diversidades.

Programação

  • TER 03/09
    09h00
    Videoconferência   "Encontro Setembro Amarelo Valorização da Vida" 
    Com: Secretário Executivo da SEDUC-SP, Haroldo Corrêa Rocha; Coordenadora do SPEC Michele Gervásio Nepomuceno e Elaine Alves do Instituto de Psicologia da USP, Lucía Silva, Maria Cristina Mazzaia e Elda de Oliveira, especialistas da Universidade Federal de São Paulo e representantes de escolas das Diretorias de Ensino de Guarulhos Norte, Leste 5 e São Vicente.
  • QUA 04/09
    09h00
    Videoconferência “O dia D vem aí – Dia da Prevenção ao suicídio”
    Com: Michele Gervásio Nepomuceno coordenadora do SPEC; Ana Bárbara Martins Garcia, gestora da EFAPE e Sonia de Gouveia Jorge diretora do CEIAI,


  • Abertura do Percurso Formativo - "Prevenção ao Suicídio"

    SEG | 09/09

    Siga o passo a passo
    - Acesse o AVA-EFAPE
    - Em seguida vá até “Percursos Formativos
    - Clique em “Grandes Temas da Educação
    - Você chegará aos conteúdos sobre o Setembro Amarelo



  • Dia D - "Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio"
    TER | 10/09



  • ATPC - "Identificação de Sinais"
    SEG a SEX | 16 a 20/09/09


  • ATPC - "Prevenção e Pósvenção"
    SEG a SEX | 30/09 a 04/10