O Programa Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.

No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passarão a compor o Currículo do Estado de São Paulo a partir de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia.

Neste contexto, a SEDUC, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), ofertou a 1ª Edição/2019 do curso Formação Básica: Tecnologia, realizado nos meses de julho e agosto/2019.

Visando atender os servidores que não tiveram a oportunidade de se inscrever na primeira edição do curso, a SEDUC apresenta o curso Formação Básica: Tecnologia – 2ª Edição/2019.

O objetivo do curso Formação Básica: Tecnologia – 2ª Edição/2019 é instruir os educadores envolvidos visando a plena incorporação deste componente curricular a sua prática, permitindo aos profissionais:
  1. Conhecer e explorar os principais conceitos, metodologias e ferramentas a serem utilizadas no componente;
  2. Utilizar recursos educacionais digitais por meio de metodologias que potencializem a aprendizagem dos alunos e estimulem a sua atuação como criadores;
  3. Selecionar temas e criar atividades para o trabalho em sala de aula a partir de suas experiências e da de outros professores;
  4. Promover a reflexão e o engajamento ético no uso da Tecnologia no dia a dia;
  5. Ter uma visão geral das competências relacionadas à tecnologia a serem desenvolvidas pelos alunos.

Ficou interessado(a)? Então, veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

• A todos os servidores do Quadro do Magistério (QM) e Diretores de Núcleo Pedagógico em Exercício na SEDUC, conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) do mês de julho de 2019.
  • A todos os servidores das redes municipais do estado de São Paulo, conforme a base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Cronograma:

Inscrições:

• Aos servidores SEDUC - de 10 a 16 de setembro de 2019.
  • Aos servidores Municipais - de 23 a 30 de setembro de 2019.

Período de realização do curso:

• Aos servidores SEDUC - de 23 de setembro a 22 de outubro de 2019.
  • Aos servidores Municipais - de 3 a 30 de outubro de 2019.

Modalidade:

A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Apren­dizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

Carga Horária:

30 horas.

Módulos:

• Módulo 1 - Adolescências e Juventudes
  • Módulo 2 - O componente tecnologia
  • Módulo 3 - Práticas e Metodologias para o uso de tecnologias
  • Módulo 4 - Conhecendo o cenário sobre o uso de tecnologia na escola

Certificação:

Para os servidores da SEDUC
Os certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações” e, em momento oportuno, somente após o término do curso e respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).

Para os servidores das redes municipais
Os certificados serão emitidos após homologação em DOE, diretamente no AVA-EFAPE, em item correspondente, no menu de navegação do curso. Após homologação do curso em DOE, os servidores dessas redes serão informados quanto à disponibilização do certificado e às orientações para consulta e download.

ACESSE

(SEDUC)
(Municípios)
   AVA-EFAPE