
O Programa Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.
No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passarão a compor o Currículo do Estado de São Paulo a partir de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia.
Neste contexto, a SEDUC, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), ofertou a 1ª Edição/2019 do curso Formação Básica: Eletivas, realizada nos meses de julho e agosto de 2019.
Visando atender os servidores que não participaram da primeira edição do curso, a SEDUC apresenta o curso Formação Básica: Eletivas – 2ª Edição/2019.
O objetivo do curso Formação Básica: Eletivas – 2ª Edição/2019 é instruir os educadores envolvidos visando a plena incorporação deste componente curricular a sua prática, permitindo aos profissionais:
- Conhecer e aprender a utilizar metodologias diferenciadas a serem utilizadas no componente;
- Aprimorar a capacidade de trabalhar em parceria e de forma interdisciplinar;
- Conceber ementas das eletivas associadas aos interesses dos alunos e seus projetos de vida;
- Avaliar continuamente os estudantes;
- Planejar e apoiar a realização da culminância do componente curricular Eletivas.
Ficou interessado(a)? Então, veja a seguir mais informações:
 |
A quem se destina:
- A todos os servidores do Quadro do Magistério (QM) e Diretores de Núcleo Pedagógico em Exercício na SEDUC, conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH)
do mês de agosto de 2019.
- A todos os servidores das redes municipais do estado de São Paulo, conforme a base da Secretaria Escolar Digital (SED).
|
 |
Cronograma:
Inscrições:
- Aos servidores SEDUC - de 10 a 16 de setembro de 2019.
- Aos servidores Municipais - de 23 a 30 de setembro de 2019.
Período de realização do curso:
- Aos servidores SEDUC - de 23 de setembro a 22 de outubro de 2019.
- Aos servidores Municipais - de 3 a 30 de outubro de 2019.
|
 |
Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
|
 |
Carga Horária:
30 horas.
|
 |
Módulos:
- Módulo 1 - Adolescências e Juventudes
- Módulo 2 - O que são “Eletivas”?
- Módulo 3 - Como as Eletivas funcionam na prática.
- Módulo 4 - O que as Eletivas devem proporcionar ao estudante?
|
 |
Certificação:
Para os servidores da SEDUC
Os certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações” e, em momento oportuno, somente após o término do curso e respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).
Para os servidores das redes municipais
Os certificados serão emitidos após homologação em DOE, diretamente no AVA-EFAPE, em item correspondente, no menu de navegação do curso. Após homologação do curso em DOE, os servidores dessas redes serão informados quanto à disponibilização do certificado e às orientações para consulta e download.
|