O Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.

No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passarão a compor o Currículo do Estado de São Paulo a partir de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia.

Neste contexto, a SEDUC, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), apresenta o curso Formação Básica: Projeto de Vida – 1ª Edição/2019.

O principal objetivo do curso Formação Básica: Projeto de Vida – 1ª Edição/2019 é subsidiar professores para que todos e cada um possam:

1. Apoiar a construção do Projeto de Vida dos discentes, de modo a possibilitar o desenvolvimento do aluno autônomo, solidário e competente;
  2. Compreender Projeto de Vida como eixo central da educação integral;
  3. Apresentar processos e metodologias que permitam trabalhar de forma estruturada e intencional, visando à autonomia dos estudantes, por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.

Ficou interessado(a)? Então, veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

• A todos os servidores da SEDUC do Quadro do Magistério – QM e Diretores de Núcleo Pedagógico – conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) do mês de maio de 2019.
  • A todos os servidores das redes municipais do estado de São Paulo, conforme relação de participantes a ser encaminhada à EFAPE pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Cronograma:

• Inscrições: de 12 a 30 de junho de 2019.
  • Período de realização do curso aos servidores SEDUC: de 16 de julho a 30 de agosto de 2019.
  • Período de realização do curso aos servidores Municipais: de 29 de julho a 6 de setembro de 2019.

Modalidade:

A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Apren­dizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

Carga Horária:

30 horas.

Módulos:

• Módulo 1 - Adolescências e Juventudes
  • Módulo 2 - Apresentação do Projeto de Vida
  • Módulo 3 - Como o Projeto de Vida funciona na prática?
  • Módulo 4 - O que o Projeto de Vida deve proporcionar ao estudante?
  • Módulo 5 - O que se espera do(a) professor(a) de Projeto de Vida?

Certificação:

Para fins de certificação o cursista deverá:

a. Realizar a atividade avaliativa proposta ao final do curso;
b. Ter aproveitamento com conceito “Satisfatório” na atividade avaliativa (75% de acertos do total de questões).

Para os servidores da SEDUC:
Os certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações” e, em momento oportuno, somente após o término do curso e respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).

Para os servidores das redes municipais:
Os certificados serão emitidos após homologação em DOE, diretamente no AVA-EFAPE, em item correspondente, no menu de navegação do curso. Após homologação do curso em DOE, os servidores dessas redes serão informados quanto à disponibilização do certificado e às orientações para consulta e download.