Ir para o conteúdo principal

Curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil – 1ª Edição/2019

A quem se destina:
A todos os servidores da SEDUC em exercício em quaisquer categorias, cargos ou funções dos três quadros: QM, QAE e QSE, conforme a base da CGRH do mês de março de 2019;

Objetivos:
Refletir e debater sobre a gestão participativa e democrática com a equipe gestora, funcionários e professores, e também estimular o espírito de liderança, responsabilidade e sentimento de pertencimento dos alunos;
Modalidade: a distância ou semipresencial
Carga Horária:
60h
Período de Realização:
de 10/05 a 10/07/2019

Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2018

A quem se destina:
Ingressantes diretores de escola provenientes do Concurso Público para Provimento de Cargo de Diretor de Escola – SQC – II – QM de 2017, que estão em efetivo exercício como diretores de escola na SEE-SP, conforme a base da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos (CGRH) de julho de 2018.

Objetivos:
O Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2018 é parte integrante do estágio probatório e tem como objetivo potencializar a ação dos diretores de escola da Rede Pública Estadual Paulista. O curso é oferecido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Cronograma:

  • Inscrições: automáticas, conforme a base CGRH de julho de 2018.
  • Período de realização do curso: de 17/08/2018 a 17/07/2020.

Inova Educação

A quem se destina:
A todos os servidores da SEDUC do Quadro do Magistério – QM e Diretores de Núcleo Pedagógico – conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) do mês de maio de 2019.

Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE)
Carga horária:
30 horas

Cursos:

Formação Básica: Projeto de vida – 1º Edição 2019

Objetivos:

  • Apoiar a construção do Projeto de Vida dos discentes, de modo a possibilitar o desenvolvimento do aluno autônomo, solidário e competente;
  • Compreender Projeto de Vida como eixo central da educação integral;
  • Apresentar processos e metodologias que permitam trabalhar de forma estruturada e intencional, visando à autonomia dos estudantes, por meio do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
Acesse o curso

Formação Básica: Eletivas – 1ª Edição/2019

Objetivos:

  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em parceria e de forma interdisciplinar;
  • Conceber ementas das eletivas associadas aos interesses dos alunos e seus projetos de vida;
  • Avaliar continuamente os estudantes;
  • Planejar e apoiar a realização da culminância do componente curricular Eletivas.
Acesse o curso

Formação Básica: Tecnologia – 1ª Edição/2019

Objetivos:

  • Utilizar recursos educacionais digitais por meio de metodologias que potencializem a aprendizagem dos alunos e estimulem a sua atuação como criadores;
  • Selecionar temas e criar atividades para o trabalho em sala de aula a partir de suas experiências e da de outros professores;
  • Promover a reflexão e o engajamento ético no uso da Tecnologia no dia a dia;
  • Ter uma visão geral das competências relacionadas à tecnologia a serem desenvolvidas pelos alunos.
Acesse o curso

Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa

A quem se destina:
Professores com licenciatura em Língua Inglesa (permitida a dupla licenciatura Inglês – Português) efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de Língua Estrangeira Moderna (LEM) – Inglês, na Rede Pública Estadual; Professores efetivos em LEM – Inglês designados para funções relacionadas à formação continuada; Professores efetivos de Língua Portuguesa, desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de LEM – Inglês, na Rede Pública Estadual, nas ETEC e/ou nas FATEC; Professores de Língua Inglesa, categoria OFA, com aulas atribuídas prioritariamente nos CEL

Objetivos:
Possibilitar que os participantes se engajem em um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional que lhes permita um repertório abrangente em relação à prática de ensino, conhecimentos linguísticos, educacionais e outras reflexões de sua ação em sala de aula.
Cursos:

Extensão universitária online para professores da Rede Pública

Modalidade:
Presencial e a distância


Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa

A quem se destina:
Professores com licenciatura em Língua Inglesa (permitida a dupla licenciatura Inglês – Português) efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de Língua Estrangeira Moderna (LEM) – Inglês, na Rede Pública Estadual; Professores efetivos em LEM – Inglês designados para funções relacionadas à formação continuada; Professores efetivos de Língua Portuguesa, desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de LEM – Inglês, na Rede Pública Estadual, nas ETEC e/ou nas FATEC; Professores de Língua Inglesa, categoria OFA, com aulas atribuídas prioritariamente nos CEL

Objetivos:
Possibilitar que os participantes se engajem em um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional que lhes permita um repertório abrangente em relação à prática de ensino, conhecimentos linguísticos, educacionais e outras reflexões de sua ação em sala de aula.
Cursos:

Lingua Inglesa

Modalidade:
Presencial