Ir para o conteúdo principal

O Curso de Formação em Gestão Democrática: Conselheiros de Escola tem por objetivo:

Promover a reflexão e o diálogo sobre Gestão Participativa e Democrática com os segmentos que compõem o Conselho de Escola.

Sensibilizar os conselheiros e dar oportunidades a eles com a formação específica quanto à importância do seu papel. Fortalecer as estratégias de gestão escolar e a construção da cidadania, com o compartilhamento de boas práticas, que conduzirão à melhoria do ensino e da aprendizagem.

Veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

  • Na SEE-SP: Aos servidores em quaisquer categorias, cargos e/ou funções, dos três quadros da SEE-SP: Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE) em exercício na SEE-SP, conforme a base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) do mês de agosto de 2018.
  • Nas redes municipais de ensino (no caso de vagas remanescentes): Aos profissionais dos municípios que manifestaram interesse em resposta à Portaria da EFAP de 21/09/2018 publicado em DOE de 22/09/2018 e registrada até 28/09/2018, desde que forem respeitados todos os critérios exigidos na Portaria e com posterior confirmação de aceite pela EFAP.

Atenção! O profissional servidor de duas redes, estadual e munici­pal, para fins de evolução funcional na SEE-SP, deverá privilegiar a inscrição nas ações e vagas direcionadas ao público da SEE-SP.

Inscrições:

  • Para servidores da SEE: de 11 a 23 de outubro de 2018.

Cronograma:

  • Período de realização do curso: de 1º de novembro a 29 de dezembro de 2018.

Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP).

Carga Horária:
Serão 60 horas divididas em cinco módulos de 12 horas cada.

Programação:

  • Módulo 1 – Contexto Histórico;
  • Módulo 2 – Gestão Democrática;
  • Módulo 3 – Funções do Conselho de Escola;
  • Módulo 4 – Processo eleitoral;
  • Módulo 5 – Estratégias de Gestão Escolar.

Certificação:

  1. Realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas.

Para os servidores da SEE-SPos certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no site da EFAP, no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações”, em momento oportuno, após o término do curso e respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) desde que atendam aos requisitos elencados no item “AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO”.

Para os servidores dos municípios: os certificados serão emitidos diretamente no AVA-EFAP, também após homologação em DOE, em item correspondente a esta opção no menu de navegação do curso desde que atendam aos requisitos elencados no item “AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO”.

Fale Conosco: