O curso Atendimento Escolar a Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade: reflexões teóricas e práticas docentes – 2ª Edição/2018 tem como objetivos:

1. Oferecer conhecimentos aprofundados sobre o atendimento escolar a jovens e adultos em situação de privação de liberdade;
  2. Demonstrar, em sua prática, os conhecimentos e informações desenvolvidos ao longo do curso;
  3. Compartilhar os conhecimentos do curso em momentos formativos em serviço, como Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) ou orientações em Diretoria de Ensino (DE).

A quem se destina:

Servidores − SEE-SP:

Professores de Educação Básica (PEB) I e II, em exercício em classes prisionais nos estabelecimentos penais do Estado, e aos Professores Coordenadores (PC) das escolas vinculadoras.
Após o atendimento a esse público, as vagas remanescentes estarão disponíveis aos seguintes profissionais da SEE-SP:

• Agente de Organização Escolar (AOE);
  • Diretor de Escola;
  • Diretor de Núcleo Pedagógico;
  • Dirigente Regional de Ensino;
  • Gerente de Organização Escolar (GOE);
  • Professor Coordenador (PC);
  • Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP);
  • Professor de Educação Básica (PEB) I e II;
  • Supervisor de Ensino;
  • Vice-diretor de Escola.

Servidores −  Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP):

• Diretores do Centro de Trabalho e Educação e seus substitutos;
  • Diretores do Centro de Segurança e Disciplina e seus substitutos;
  • Agentes penitenciários.

Inscrições:

Para os servidores da SEE-SP:

• 1º Período: de 17 (a partir das 10h) a 21 de setembro de 2018, aos PEB I e II, em exercício em classes nos estabelecimentos penais do Estado, e aos PC das escolas vinculadoras.
    2º período: de 21 (a partir das 15 horas) a 30 de setembro de 2018 aos demais profissionais que compõem o público-alvo.

Para os servidores da SAP:

• De 20 a 30 de setembro de 2018.

Cronograma:
Período de realização do curso: de 10 de outubro a 15 de dezembro de 2018.

Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP).

Carga Horária:
Serão 90 horas divididas em seis módulos de 15 horas cada.

Programação:

• Módulo 1 − Direito à Educação e seus desdobramentos;
  • Módulo 2 − Educação de Jovens e Adultos (EJA): princípios e reflexões;
  • Módulo 3 − Educação e sistema prisional;
  • Módulo 4 − Reflexões pedagógicas sobre a docência na EJA nos estabelecimentos Penais;
  • Módulo 5 – Instituições envolvidas e atendimento escolar;
  • Módulo 6 − Educação em Direitos Humanos.

Certificação:

1. Realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas.
  • Para os servidores da SEE-SP:  os certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no site da EFAP, no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações”, em momento oportuno, após o término do curso e respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).
  • Para os servidores dos municípios: os certificados serão emitidos diretamente no AVA-EFAP, também após homologação em DOE, em item correspondente a esta opção no menu de navegação do curso.

Fale Conosco: