O curso Introdução à Mediação Escolar e Comunitária – 2ª Edição/2018 tem por objetivo oferecer ferramentas aos profissionais da rede que atuam no espaço escolar, possibilitando-lhes:

1. Adotar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar;
  2. Apoiar o desenvolvimento de ações voltadas às práticas restaurativas;
  3. Orientar pais ou responsáveis dos estudantes sobre o papel da família no processo educativo;
  4. Orientar a família ou os responsáveis quanto à procura de serviços de proteção social;
  5. Analisar os fatores de vulnerabilidade e de risco aos quais os estudantes possam estar expostos.

Veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

• Na SEE-SP: Aos servidores em quaisquer categorias, cargos e/ou funções, destes três quadros da SEE-SP: Quadro do Magistério (QM), Qua­dro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educa­ção (QSE) em exercício na SEE-SP, incluindo os readaptados na ativa.
  • Nas redes municipais de ensino (no caso de vagas remanescentes): Aos profissionais dos municípios que manifestaram interesse em resposta à Portaria da EFAP de 21/09/2018 publicado em DOE de 22/09/2018 e registrada até 28/09/2018, desde que forem respeitados todos os critérios exigidos na Portaria e com posterior confirmação de aceite pela EFAP.

Inscrições:

• Para servidores da SEE: de 9 a 14 de outubro de 2018.
  • Para servidores Municipais (vagas remanescentes): de 16 a 21 de outubro de 2018 (prorrogado até 31 de outubro de 2018).

Cronograma:

• Período de realização do curso: de 23 de outubro a 5 de dezembro de 2018.
Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP).

Carga Horária:
Serão 40 horas divididas em quatro módulos de 10 horas cada.

Programação:

• Módulo 1 – Introdução à Mediação de Conflitos;
  • Módulo 2 – Diagnóstico de Vulnerabilidade Escolar;
  • Módulo 3 – Rede de Proteção;
  • Módulo 4 – Rede de Prevenção.

Certificação:

1. Realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas.
  • Para os servidores da SEE-SPos certificados serão emitidos eletronicamente e disponibilizados no site da EFAP, no canal “Central de Serviços”, em “Histórico de Participações”, em momento oportuno, após o término do curso e sua respectiva homologação em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).
  • Para os servidores dos municípios: os certificados serão emitidos diretamente no AVA-EFAP, também após homologação em DOE, em item correspondente a esta opção no menu de navegação do curso.

Fale Conosco: