O curso Atendimento Escolar a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Reflexões Teóricas e Práticas Docentes 1ª Edição/2018 tem como objetivos fornecer subsídios aos profissionais da rede para desenvolver as potencialidades de alunos atendidos nos Centros de Internação Provisória, Centros de Internação, Semiliberdade e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. E auxiliar o professor e o gestor na compreensão sobre Educação em Direitos Humanos, o Direito à Educação e seus desdobramentos e sua adaptabilidade aos contextos de cumprimento de medidas socioeducativas.

Ficou interessado? Então, veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

Prioritariamente, aos Professores de Educação Básica (PEB) I e II, que lecionam em classes vinculadas em Centros de Atendimento Socioeducativos (CI e CIP) e aos Professores Coordenadores das escolas vinculadoras de classes nos Centros.

Após o atendimento a esse público, as vagas remanescentes estarão disponíveis aos seguintes profissionais:

• Agente de Organização Escolar (AOE);
  • Diretor de Escola;
  • Diretor de Núcleo Pedagógico;
  • Dirigente Regional de Ensino;
  • Gerente de Organização Escolar (GOE);
  • Professor Coordenador (PC);
  • Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP);
  • Professor de Educação Básica (PEB) I e II;
  • Secretário de Escola;
  • Supervisor de Ensino;
  • Vice-diretor de escola.

Benefícios:

• O curso pretende contribuir no aprimoramento de competências e habilidades correspondentes ao atendimento escolar que ocorre em interface com as medidas socioeducativas, suas diretrizes específicas, metodologias e práticas inclusivas.

Cronograma:

• Inscrições:
      • 1º Período: de 17 a 23/04/18 aos PEB I e II, que lecionam em classes vinculadas em Centros de Atendimento Socioeducativos e aos PC das escolas vinculadoras de classes nos Centros.
      • 2º período: de 24/04 a 1º/05/18 de aos demais profissionais do público-alvo.
  • Período de realização do curso: de 15/05 a 30/08/2018.
Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos no Ambiente Virtual de Apren­dizagem.

Carga Horária:
90 horas divididas em 6 módulos:

Módulos:

Módulo 1 – Direito à Educação e Seus Desdobramentos

• Abertura e discussão sobre o “Direito Humano à Educação para todas e todos!”;
  • Marcos Legais: CF/88, ECA/90, LDB/96, Diretrizes Nacionais, Resoluções SE, Planos;
  • O atendimento escolar: indicadores de acesso e permanência na Educação Básica;
  • O Direito à Educação e o Sistema Socioeducativo;
  • A adaptabilidade do Direito à Educação em diferentes contextos e para diferentes públicos: Educação ao longo da vida.

Módulo 2 – Adolescências e Medidas Socioeducativas

Conteúdo:

• Adolescências, juventudes e sociedade: estigmas e contextos;
  • Sistema Socioeducativo, SINASE e Sistema de Garantia de Direitos em Rede: paradigma da proteção integral;
  • Medidas socioeducativas em meio fechado e em meio aberto: responsabilização dos adolescentes por ato infracional;
  • Papel da Política Pública de Educação no cumprimento das medidas socioeducativas: perfis do público atendido;
  • Competências docentes na Socioeducação: potencializando a relação adolescente, professor e escola.

Módulo 3 – Atendimento Escolar nos Centros de Internação Provisória

• Conhecendo o CIP: organização e funcionamento;
  • A Educação no CIP: papeis institucionais;
  • Proposta pedagógica da oferta educacional pela SEE/SP no CIP/Fundação CASA;
  • Reflexões sobre o Currículo: áreas do conhecimento e temas transversais;
  • Docência na internação provisória: metodologias e práticas educativas em foco.

Módulo 4 – Atendimento nos Centros de Internação

• Conhecendo o CI: organização e funcionamento;
  • A Educação no CI: papeis institucionais;
  • Proposta pedagógica da oferta educacional pela SEE/SP no CI/Fundação CASA;
  • Reflexões sobre o Currículo e os Materiais de apoio;
  • Docência na internação: metodologias e práticas educativas em foco.

Módulo 5 – Atendimento Escolar na Semiliberdade e em Meio Aberto

• Centros de Semiliberdade: organização e funcionamento;
  • A centralidade da Educação no meio aberto: garantia do fluxo de vagas e foco na permanência – os desafios da escola e de seus profissionais frente à dupla face das medidas socioeducativas;
  • Atendimento descentralizado em rede de proteção social: Educação e Assistência Social;
  • Organização do trabalho pedagógico de gestão e docência: acolhimento e planejamento no processo de escolarização para além dos estigmas;
  • Reflexões sobre o apoio à aprendizagem e a continuidade do processo de escolarização: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos, problemas e o lúdico.

Módulo 6 – Educação em Direitos Humanos

• EDH: conceitos e preconceitos;
  • Acolhimento e diferenças na escola pública como meio de inclusão educacional e social;
  • Enfrentamento às discriminações e desconstrução de estigmas e de barreiras atitudinais: raça, etnia, diversidade sexual, gênero, religião, privação de liberdade, idade, escolaridade, classe social, nacionalidade e saúde;
  • Currículo e Temas transversais: instrumentos de promoção e garantia de direitos;
  • Fechamento do curso: práticas pedagógicas inclusivas e novos olhares.

Certificação:

Para fins de certificação serão considerados dois itens:

1. Realizar no mínimo 75% das atividades do curso. Como o curso é composto por três módulos é necessário realizar todas as atividades avaliativas do curso para ser aprovado(a).
    2. Obter no mínimo 51% de aproveitamento das atividades avaliativas propostas no curso
  • Os certificados serão emitidos pela EFAP, após o término do curso e respectiva homologação em DOE.
  • O cursista apenas será certificado se completar a carga horária e avaliações determinadas neste plano de curso.
  • O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional pela via não acadêmica, de acordo com a legislação vigente para seu quadro de atuação.