
O curso Atendimento Escolar a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Reflexões Teóricas e Práticas Docentes 1ª Edição/2018 tem como objetivos fornecer subsídios aos profissionais da rede para desenvolver as potencialidades de alunos atendidos nos Centros de Internação Provisória, Centros de Internação, Semiliberdade e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. E auxiliar o professor e o gestor na compreensão sobre Educação em Direitos Humanos, o Direito à Educação e seus desdobramentos e sua adaptabilidade aos contextos de cumprimento de medidas socioeducativas.
Ficou interessado? Então, veja a seguir mais informações:
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A quem se destina:
Prioritariamente, aos Professores de Educação Básica (PEB) I e II, que lecionam em classes vinculadas em Centros de Atendimento Socioeducativos (CI e CIP) e aos Professores Coordenadores das escolas vinculadoras de classes nos Centros.
Após o atendimento a esse público, as vagas remanescentes estarão disponíveis aos seguintes profissionais:
- Agente de Organização Escolar (AOE);
- Diretor de Escola;
- Diretor de Núcleo Pedagógico;
- Dirigente Regional de Ensino;
- Gerente de Organização Escolar (GOE);
- Professor Coordenador (PC);
- Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP);
- Professor de Educação Básica (PEB) I e II;
- Secretário de Escola;
- Supervisor de Ensino;
- Vice-diretor de escola.
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Benefícios:
- O curso pretende contribuir no aprimoramento de competências e habilidades correspondentes ao atendimento escolar que ocorre em interface com as medidas socioeducativas, suas diretrizes específicas, metodologias e práticas inclusivas.
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Cronograma:
- Inscrições:
- 1º Período: de 17 a 23/04/18 aos PEB I e II, que lecionam em classes vinculadas em Centros de Atendimento Socioeducativos e aos PC das escolas vinculadoras de classes nos Centros.
- 2º período: de 24/04 a 1º/05/18 de aos demais profissionais do público-alvo.
- Período de realização do curso: de 15/05 a 30/08/2018.
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Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
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Carga Horária:
90 horas divididas em 6 módulos:
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Módulos:
Módulo 1 – Direito à Educação e Seus Desdobramentos
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Conteúdo:
- Abertura e discussão sobre o “Direito Humano à Educação para todas e todos!”;
- Marcos Legais: CF/88, ECA/90, LDB/96, Diretrizes Nacionais, Resoluções SE, Planos;
- O atendimento escolar: indicadores de acesso e permanência na Educação Básica;
- O Direito à Educação e o Sistema Socioeducativo;
- A adaptabilidade do Direito à Educação em diferentes contextos e para diferentes públicos: Educação ao longo da vida.
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Carga Horária:
15 horas |
Módulo 2 – Adolescências e Medidas Socioeducativas
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Conteúdo:
- Adolescências, juventudes e sociedade: estigmas e contextos;
- Sistema Socioeducativo, SINASE e Sistema de Garantia de Direitos em Rede: paradigma da proteção integral;
- Medidas socioeducativas em meio fechado e em meio aberto: responsabilização dos adolescentes por ato infracional;
- Papel da Política Pública de Educação no cumprimento das medidas socioeducativas: perfis do público atendido;
- Competências docentes na Socioeducação: potencializando a relação adolescente, professor e escola.
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Carga Horária:
15 horas |
Módulo 3 – Atendimento Escolar nos Centros de Internação Provisória
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Conteúdo:
- Conhecendo o CIP: organização e funcionamento;
- A Educação no CIP: papeis institucionais;
- Proposta pedagógica da oferta educacional pela SEE/SP no CIP/Fundação CASA;
- Reflexões sobre o Currículo: áreas do conhecimento e temas transversais;
- Docência na internação provisória: metodologias e práticas educativas em foco.
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Carga Horária:
15 horas |
Módulo 4 – Atendimento nos Centros de Internação
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Conteúdo:
- Conhecendo o CI: organização e funcionamento;
- A Educação no CI: papeis institucionais;
- Proposta pedagógica da oferta educacional pela SEE/SP no CI/Fundação CASA;
- Reflexões sobre o Currículo e os Materiais de apoio;
- Docência na internação: metodologias e práticas educativas em foco.
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Carga Horária:
15 horas |
Módulo 5 – Atendimento Escolar na Semiliberdade e em Meio Aberto
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Conteúdo:
- Centros de Semiliberdade: organização e funcionamento;
- A centralidade da Educação no meio aberto: garantia do fluxo de vagas e foco na permanência – os desafios da escola e de seus profissionais frente à dupla face das medidas socioeducativas;
- Atendimento descentralizado em rede de proteção social: Educação e Assistência Social;
- Organização do trabalho pedagógico de gestão e docência: acolhimento e planejamento no processo de escolarização para além dos estigmas;
- Reflexões sobre o apoio à aprendizagem e a continuidade do processo de escolarização: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos, problemas e o lúdico.
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Carga Horária:
15 horas |
Módulo 6 – Educação em Direitos Humanos
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Conteúdo:
- EDH: conceitos e preconceitos;
- Acolhimento e diferenças na escola pública como meio de inclusão educacional e social;
- Enfrentamento às discriminações e desconstrução de estigmas e de barreiras atitudinais: raça, etnia, diversidade sexual, gênero, religião, privação de liberdade, idade, escolaridade, classe social, nacionalidade e saúde;
- Currículo e Temas transversais: instrumentos de promoção e garantia de direitos;
- Fechamento do curso: práticas pedagógicas inclusivas e novos olhares.
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Carga Horária:
15 horas |
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Certificação:
Para fins de certificação serão considerados dois itens:
- Realizar no mínimo 75% das atividades do curso. Como o curso é composto por três módulos é necessário realizar todas as atividades avaliativas do curso para ser aprovado(a).
- Obter no mínimo 51% de aproveitamento das atividades avaliativas propostas no curso
- Os certificados serão emitidos pela EFAP, após o término do curso e respectiva homologação em DOE.
- O cursista apenas será certificado se completar a carga horária e avaliações determinadas neste plano de curso.
- O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional pela via não acadêmica, de acordo com a legislação vigente para seu quadro de atuação.
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