Ir para o conteúdo principal
porno mat i sin xxx odia in adult rape videos
agri escort elazig escort
ankara escort
bonusal
huluhub.com
Luxury replica watches
www.copeland.club
old sex women boy to boy xxx nude
beylikduzu escort alman porno

O curso Atendimento Escolar a Jovens e Adultos em Situação de privação de Liberdade: Reflexões Teóricas e Práticas Docentes – 1ª Edição/2018 é resultado de iniciativa do Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da SEE e atende o disposto nas Diretrizes Nacionais para oferta de educação a jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimento penais.

Ficou interessado? Então, veja a seguir mais informações:

 

A quem se destina:

Prioritariamente aos Professores de Educação Básica (PEB) I e II, em exercício em classes nos estabelecimentos penais do Estado e aos Professores Coordenadores (PC) das escolas vinculadoras.

Após o atendimento a esse público, as vagas remanescentes estarão disponíveis aos seguintes profissionais:

  • Agente de Organização Escolar (AOE);
  • Diretor de Escola;
  • Diretor de Núcleo Pedagógico;
  • Dirigente Regional de Ensino;
  • Gerente de Organização Escolar (GOE);
  • Professor Coordenador (PC);
  • Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP);
  • Professor de Educação Básica (PEB) I e II;
  • Supervisor de Ensino;
  • Vice-diretor de Escola.

 

Benefícios:

  • Oferecer conhecimentos aprofundados sobre o atendimento escolar a jovens e adultos em situação de privação de liberdade.
  • Demonstrar, em sua prática, os conhecimentos e informações desenvolvidos ao longo do curso.
  • Compartilhar os conhecimentos do curso em momentos formativos em serviço, como Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), ou orientações em Diretoria de Ensino (DE).

Cronograma:

Inscrições: 

  • 1º Período: de 15 a 22 de março de 2018, aos PEB I e II, em exercício em classes nos estabelecimentos penais do Estado e aos PC das escolas vinculadoras.
  • 2º período: de 23 a 29 de março de 2018 aos demais profissionais do público-alvo. Vagas preenchidas em 24/03/2018!

Período de realização do curso:

de 10 de abril a 3 de julho de 2018.

Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Carga Horária:
90 horas divididas em 6 módulos:

Módulos:

Módulo I – DIREITO À EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS

Conteúdo:

  • Abertura do Curso e discussão sobre o Direito Humano à Educação: todas e todos.
  • Marcos Legais: CF/88, LEP/84, LDB/96, Diretrizes Nacionais, Resoluções SE, Planos.
  • O atendimento escolar: indicadores de acesso e permanência na Educação Básica.
  • O Direito à Educação e o Sistema Prisional.
  • A adaptabilidade do Direito à Educação em diferentes contextos e para diferentes públicos: educação ao longo da vida e as pessoas jovens e adultas.
Carga Horária:
15 horas

Módulo II – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E REFLEXÕES

Conteúdo:

  • A Modalidade de ensino EJA: breve histórico e alguns princípios.
  • Papel da Política Pública: reflexões sobre os diversos tipos de oferta de EJA.
  • Quem são os jovens e adultos público-alvo da EJA?
  • Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas e as competências docentes.
  • O papel da experiência do aluno na EJA: autonomia e continuidade dos estudos.
Carga Horária:
15 horas

Módulo III – EDUCAÇÃO E SISTEMA PRISIONAL

Conteúdo:

  • Diretrizes Nacionais: marcos orientadores às Secretarias de Educação;
  • Contexto e histórico do atendimento: Brasil e São Paulo;
  • Perfil da população prisional: indicadores sociais, étnicos, de gênero, etários e nacionalidade;
  • Sistema prisional: organização e funcionamento por estabelecimento penal;
  • Organização da oferta de escolarização: classes multisseriadas.
Carga Horária:
15 horas

Módulo IV – REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DOCÊNCIA NA EJA NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS

Conteúdo:

  • EJA nas prisões: especificidades dos públicos atendidos - intersecções entre modalidades, gênero e matrícula.
  • Docência na EJA nos estabelecimentos penais: competências e olhares.
  • Classes multisseriadas e materiais de apoio: flexibilidade e adaptabilidade.
  • Reflexões sobre as áreas do conhecimento e os temas transversais.
  • Práticas educativas em foco: metodologias, projetos e propostas.
Carga Horária:
15 horas

Módulo V – INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E ATENDIMENTO ESCOLAR

Conteúdo:

  • SEE-SP e SAP: os desafios frente à escolarização de jovens e adultos.
  • Corresponsabilidade, articulação regional e local: DE, Regionais da SAP, estabelecimentos penais e unidades escolares.
  • Organização do trabalho pedagógico de gestão e docência: proposta pedagógica da escola e planejamento do processo de escolarização para além dos estigmas.
  • Reflexões sobre o apoio à aprendizagem e à continuidade do processo de escolarização de pessoas jovens e adultas: metodologias de ensino-aprendizagem e demanda potencial.
  • Avaliação, Certificação e Exames nacionais: aspectos administrativos e pedagógicos da vida escolar dos alunos.
Carga Horária:
15 horas

Módulo VI – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Conteúdo:

  • EDH: conceitos e preconceitos.
  • Acolhimento e diferenças na escola pública como meio de inclusão educacional e social de pessoas jovens e adultas.
  • Enfrentamento às discriminações e desconstrução de estigmas e de barreiras atitudinais: raça, etnia, diversidade sexual, gênero, religião, privação de liberdade, idade, escolaridade, classe social, nacionalidade e saúde.
  • Temas transversais e interdisciplinaridade na EJA: instrumentos de promoção e garantia de direitos.
  • Fechamento do curso: práticas pedagógicas inclusivas e novos olhares na EJA no Sistema Prisional.
Carga Horária:
15 horas

Certificação:

Para fins de certificação serão considerados dois itens:

    1. Realizar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas. .
    2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório”, no total de atividades avaliativa
  • Os certificados serão emitidos pela EFAP, após o término do curso e respectiva homologação em DOE.
  • O cursista apenas será certificado se completar a carga horária e avaliações determinadas neste plano de curso.
  • O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional de acordo com a legislação vigente referente ao seu quadro de atuação.