Ir para o conteúdo principal

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação” é um curso oferecido pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Península, e ofertado por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP).

O propósito do curso é auxiliar o professor a ter ferramentas para abrir o horizonte no caminho da personalização do ensino, tendo a tecnologia como aliada.

A prática de Ensino Híbrido, apresentada neste curso, foi construída com base na experiência de um grupo de 16 professores, de escolas públicas e privadas, de cinco Estados brasileiros.

É um curso para professores, feito por professores que realmente experimentaram o modelo na prática.

 

Módulos:

Apresentação do curso Ensino Híbrido

Tópico:

  • Abertura do curso.
Carga Horária:
01 hora

Introdução ao Ensino Híbrido e reflexões iniciais

Tópicos:

  • Definição de Ensino Híbrido
  • Possibilidades de Ação Integrada
  • Modelos de Ensino Híbrido
Carga Horária:
02 horas

O papel do professor no Ensino Híbrido

Tópicos:

  • Repensando o papel do professor
  • Novas habilidades do professor
  • Possibilidades de atuação em um modelo híbrido
Carga Horária:
03 horas

O espaço escolar em uma perspectiva híbrida

Tópicos:

  • Espaço Escolar
  • Espaços que transformam o aluno em protagonista
  • Organização espacial para o ensino híbrido
  • Modelos de aulas híbridas e a distribuição espacial na escola
  • Casos Reais
Carga Horária:
02 horas

O estudante e sua autonomia no Ensino Híbrido

Tópicos:

  • Autonomia do Aluno
  • Os quatro pilares da aprendizagem do estudante
  • A personalização do ensino
  • Casos Reais
  • Planejando a mudança
Carga Horária:
06 horas

O uso das tecnologias digitais no contexto escolar

Tópicos:

  • Tecnologias digitais, ensino híbrido e personalização
  • Recursos digitais: como escolhê-los e quando utilizá-los?
  • Experiências
Carga Horária:
04 horas

Como avaliar em uma perspectiva híbrida?

Tópicos:

  • Refletindo sobre avaliação
  • Avaliar para personalizar
  • Como utilizar os dados da avaliação?
  • Avaliação e uso de tecnologia
  • Experiências
Carga Horária:
04 horas

Reflexões sobre a cultura escolar na contemporaneidade

Tópicos:

  • Da cultura escolar industrial à cultural?
  • A escola está motivada para a mudança?
  • Como transformar resistências em parcerias para o ensino híbrido?
Carga Horária:
02 horas

A gestão escolar e a implementação de novos desafios

Tópicos:

  • Ensino híbrido e o projeto pedagógico
  • Equipes de atuação no modelo de ensino híbrido
Carga Horária:
05 horas

Reflexões e conclusões finais

Tópico:

  • Aplicabilidade de Ensino Híbrido
Carga Horária:
01 hora

Cronograma:

    • Inscrições:  9/10 a 17/10/ 2017
    • Realização: 30/10 a 15/12/ 2017

 

Certificação:

Para fins de certificação serão considerados dois itens:

    1. Realizar no mínimo 75% das atividades do curso;
    2. Obter no mínimo 51% de aproveitamento das atividades avaliativas propostas no curso.

Os certificados serão emitidos pela EFAP, após o término do curso e respectiva homologação em DOE.

O cursista apenas será certificado se completar a carga horária e avaliações determinadas neste plano de curso.

O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional pela via não acadêmica, conforme Decreto nº 49.394/2005, alterado pelo Decreto nº 59.850/13 e Resolução SE-36 de 02/07/2014.

 

Dúvidas sobre este curso deverão ser encaminhadas para o endereço ensinohibrido@singularidades.com.br.