No Interior da Escola

Este é um espaço para divulgação de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e reproduzidas por quem vive na capital e fora dela.

dez 1

Written by: admmuralint
01/12/2017 00:01

Há mais ou menos três anos, em uma reunião de planejamento, os professores da EE Alexandre de Ávila Borges pensaram em homenagear o patrono da escola. Mas foi só este ano, com o auxílio do Programa História do Patrono, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que o projeto saiu do papel.

Nome do projeto: “Dia do Patrono”

Objetivo
Resgatar a história do patrono Alexandre de Ávila Borges, que dá nome à unidade escolar. Afinal, foi um cidadão de grande importância para a cidade de Jaborandi nas áreas política, social e econômica, e também contribuiu grandemente para a educação.

Justificativa
A comunidade escolar não conhecia a importância do patrono da escola, e talvez por esse motivo nunca teve interesse em saber mais sobre sua história. Com o projeto, houve o resgate de sua biografia, o que aguçou a curiosidade para conhecer pessoas próximas de Alexandre, como parentes residentes no município de Jaborandi e até de outras cidades. Nessa busca foi possível obter o contato com uma de suas filhas (única ainda viva), que reside na Capital paulista, netos e bisnetos conterrâneos, e também netos que residem em Barretos.

Período de realização

Ao longo do ano letivo, com apresentação em 28/09/2017, dia em que se comemora a fundação da escola.

Alunos envolvidos

Alunos do Ensino Médio

Disciplinas trabalhadas

Todas as disciplinas. Língua Portuguesa e História trabalharam o histórico de Alexandre de Ávila Borges. Arte, Educação Física e Matemática se responsabilizaram pelas danças; Filosofia ficou responsável pelas pinturas; Biologia, Inglês, Geografia, História e Gestão foram responsáveis pela decoração, fotos, painéis, som e lanches. Sala de Leitura, Sala de Informática e Gestão, responsáveis pelas coletas de fotos e depoimentos do arquivo pessoal da família, pesquisas, ensaios e organização geral.

Resultados
O projeto proporcionou a aprendizagem efetiva dos alunos, união entre os membros da comunidade escolar, participação do Grêmio Estudantil, destaque de alunos protagonistas, resgate de uma história tradicional para o município e o reconhecimento da família do patrono pela homenagem prestada.

• Tem tecnolofia no interior da escola

Busca No Interior da Escola:

Envie o seu projeto para:
escola.atendimento@educacao.sp.gov.br