No Interior da Escola

Este é um espaço para divulgação de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e reproduzidas por quem vive na capital e fora dela.

set 29

Written by: admmuralint
29/09/2017 15:02

Roseli Cristina Pacheco Catanozi é coordenadora pedagógica da EE José Teixeira do Amaral. Há 31 anos atua na rede estadual paulista.

Nome do projeto: “Ler e Transformar – situações de leitura em espaços públicos”

Objetivo

Com o intuito de formar alunos leitores, uma vez por mês estudantes e profissionais da escola saem para ler em voz alta, em diversos locais do município: outras escolas, creches, lar de idosos, praças públicas. Além de engajar os alunos, que se empenham para ler bem para os ouvintes, a iniciativa proporciona o envolvimento de todos da escola, em prol de um projeto de relevância social, que oportuniza que pessoas da comunidade também ampliem seu universo cultural.

Justificativa

Muitos alunos só têm acesso ao material escrito no ambiente escolar, e democratizar esse acesso para ampliar a visão de mundo das crianças é papel da escola. Também é função da escola garantir momentos em que os estudantes possam vivenciar diferentes situações de leitura, sem cobrança, mostrando o valor e a importância de ler.

Período realizado

Ao longo do ano letivo, desde 2009.

Alunos envolvidos

Todos os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina trabalhada

Língua Portuguesa

Resultado

Com o desenvolvimento do projeto houve mudanças positivas nas práticas e ações de todos os envolvidos no processo. Além do desenvolvimento do gosto pela leitura, houve também um impacto na melhoria dos comportamentos de leitor dos alunos envolvidos, assim como um grande aumento de empréstimo de livros na biblioteca e nas salas de aula.

• Tem tecnolofia no interior da escola

Busca No Interior da Escola:

Envie o seu projeto para:
escola.atendimento@educacao.sp.gov.br