No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

ago 1

Written by: admmuralint
01/08/2017 12:11  RssIcon

Maira Claudia Conde de Souza é professora de Sociologia e está na rede desde 2012 (efetiva a partir de 2014). Atua nas escolas EE Joanna Spósito e EE Zeicy Apparecida Nogueira Baptista, respectivamente em Taboão da Serra e Embu das Artes.

Projeto: MINHA ESCOLA VIRTUAL: O uso da plataforma Moodle no ensino de Sociologia no Ensino Médio

Objetivo
O projeto visa criar um ambiente virtual de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle, para apoiar o processo de ensino de Sociologia, tornando-o mais dinâmico e participativo. E a arquitetura pedagógica foi modelada mesclando as atividades cotidianas em sala de aula, atividades executadas na sala de informática e atividades assíncronas extraclasses.

Justificativa
Cada vez mais se faz necessário o uso da tecnologia na sala de aula, por uma questão de adequação à realidade social e para tornar a aprendizagem significativa. Assim, o projeto tem como propostas desenvolver a construção do conhecimento de forma coletiva e participativa, aprimorando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs pelos estudantes; propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades de forma a contribuir para o uso da ciência e das tecnologias; integrar diversas tecnologias às práticas de ensino-aprendizagem, como smartphones; além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas que os auxiliem no processo de pesquisa, escolha, seleção de informações, criação e desenvolvimento de ideias, utilizando-se de diversas fontes.

Período de realização
O projeto teve início em 2016 e é realizado ao longo do ano letivo.

Alunos envolvidos
Alunos do 3º ano do Ensino Médio, nos turnos da manhã e da noite, em ambas as escolas.

Disciplina trabalhada
Sociologia

Resultados
O Moodle auxiliou no processo de ensino-aprendizagem e aproximou os estudantes de ferramentas tecnológicas. Ainda, possibilitou a introdução ao uso de ambiente virtual de aprendizagem, que é uma ferramenta muito utilizada no Ensino Superior. Dentre as atividades desenvolvidas foi proposta a criação de um Glossário sobre Cidadania, abordando temas como movimentos sociais e termos eleitorais, que ajudou na ampliação do vocabulário dos alunos, estimulou o estudo extraclasse e incentivou à pesquisa e ao uso do celular como instrumento de aprendizagem síncrona e assíncrona.

• Tem tecnolofia no interior da escola

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos