No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

set 1

Written by: admmuralint
01/09/2016 07:00  RssIcon

Nivalda Maria Pereira da Silva é professora de Geografia da EE Lucy Franco Kowalski. Atua na rede pública há 6 anos.

Nome do Projeto: Google Maps – Tour Virtual

Justificativa
O projeto teve como intuito tornar o trabalho de campo parte do ensino-aprendizagem para o 9º ano do Ensino Fundamental da escola. O “Tour Virtual” foi parte complementar da sequência didática, visando permitir que os alunos pudessem, a qualquer momento, fazer uma descrição do bairro da escola ou de outros lugares da cidade. Começando a usar novos objetos de aprendizagem, como o Google Maps. Os alunos saíram fortalecidos do processo de ensino-aprendizagem porque puderam vivenciar experiências novas e reais na escola. O trabalho de campo como parte dos procedimentos didáticos da Geografia traz a certeza de que esta é uma disciplina que precisa estar em movimento e deve partir do próprio aluno. Ou seja, precisam achar sentido no que estão aprendendo e o sentido deve ser construído a partir do espaço de vivência dos alunos.

Objetivos
Fazer uma análise dos impactos ambientais e da segregação socioespacial resultante da construção do Rodoanel/Leste na cidade de Suzano, bairro Monte Cristo como parte da compreensão das consequências da globalização, além do aprendizado da técnica de trabalho de campo e entrevistas como metodologias de ensino-aprendizagem.

Período realizado
Durante o ano letivo de 2014/1º Bimestre.

Alunos envolvidos
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disciplina trabalhada
Geografia.

Resultado
Além do conteúdo conceitual, foi fundamental a aprendizagem de conteúdos procedimentais, como produção de mapa mental, técnica de entrevista com moradores do bairro, observação do espaço de vivência como objeto de estudo e fotografias para análises posteriores da paisagem. A produção do mapa mental é um exercício muito importante de reflexão sobre as lembranças e a percepção, pois a partir dele podemos entender como os alunos compreendem o seu espaço de vivência. Além de ser uma atividade para desenvolver o aprendizado da linguagem cartográfica.

Tour Virtual: https://www.youtube.com/watch?v=GiAf6WtqwUM

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos