No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jul 1

Written by: admmuralint
01/07/2016 07:00  RssIcon

Wagner Garreta Prats Fernandes está na rede pública paulista há 8 anos e leciona Artes na EE Professora Adreana Comar, em Dobrada - SP.

Justificativa
The Wall, que significa “o muro” em inglês, tem como proposta discutir questões sobre o Ensino da Arte e da Filosofia por meio das experiências obtidas com o Projeto Shoah, no qual foram realizadas pesquisas e uma exposição de artes sobre o tema Holocausto.

O presente projeto traz os ideais teóricos do filósofo Michel Foucault, sobre a relação do poder e o conhecimento, colocando em análise a educação e as transformações pelas quais as instituições escolares passaram com o decorrer do tempo. Evidenciando a época de Auschwitz – complexo dos campos de concentração criado pelo regime nazista –, onde a educação e disciplina eram baseadas na força e na severidade. Os estudos ainda foram fundamentados com o videoclipe da música “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, lançada em 1979.

Objetivos
Promover o conhecimento e contribuir para a conscientização dos alunos, a fim de torná-los mais sensíveis, confiantes, e agentes transformadores da sociedade; focando os estudos em pesquisas que priorizem como metodologia a prática das linguagens artísticas, como: música, artes visuais, dança e teatro.

Período realizado
Durante o ano eletivo de 2016.

Alunos envolvidos
Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Disciplinas trabalhadas
Artes e Filosofia.

Resultado
O exercício proposto pôde mover os estudantes à atitude reflexiva sobre o estudo, além dos processos do criar, do fazer e do compartilhar – com a apresentação do resultado com todos da escola. A pesquisa e a produção realizadas ajudaram a identificar os conceitos fundamentados na teoria de Michel Foucault, procedendo em experimentos de Artes. O projeto ainda ajudou o aluno a perceber e a desenvolver atitudes necessárias para viver em grupo e construir coletivamente o projeto sugerido.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos