No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

dez 7

Written by: admmuralint
07/12/2015 10:00  RssIcon

Karen Lopes Akari é professora coordenadora da EE Profa. Benedita Arruda, e atua na rede estadual desde 1999. Já Carolina Duarte de Oliveira Lopes é professora de História, e há 3 anos contribui para o ensino público do Estado.

Nome do projeto: Coral – Another Side of BA

Justificativa:
Em uma avaliação, realizada em 2011, foi detectada a ausência de uma identidade da escola, proveniente de problemas como falta de relação entre a escola e a comunidade. Também foi notada, na nossa clientela, falta de acesso à cultura.

Assim, a ideia do projeto nasceu em 2012. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa para saber se haveria interesse por parte dos alunos. Em seguida, realizada uma inscrição, a qual levou os professores a detectarem as habilidades dos alunos em relação à música.

Objetivos:
O projeto visa fornecer aos alunos acesso a diferentes gêneros musicais, respeitando as diferenças, com o comprometimento e valorização da unidade escolar. Mas sobretudo, proporcionar a descoberta das habilidades que os estudantes possuem e que não são detectadas  no cotidiano escolar.

Nos encontros são trabalhados: entonação de voz, habilidades em manusear instrumentos musicais, dança, leitura de partituras. São privilegiadas músicas populares brasileiras, principalmente as de origem afro-brasileira, como determina a Lei de Diretrizes e Bases.

Período realizado:
Desde maio de 2012.

Alunos envolvidos:
Alunos com idades entre 12 e 17 anos.

Disciplinas trabalhadas:
História, Arte e tema transversal: Diversidade Cultural.

Resultados:
A maioria dos alunos envolvidos passou a ter um aumento significativo no rendimento escolar e, principalmente, melhorou sua sociabilidade – alunos muito tímidos começaram a ter maior participação em sala de aula. Também houve um grande trabalho de conscientização e respeito às culturas afro-brasileiras.

O Coral já participou de diversas apresentações e de três recitais próprios. Ainda ganhou uma parceria. O grupo Maracatu Jundiaí realiza oficinas de percussão e dança, gerando um segundo grupo, o “Baque de Arruda”.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos