Ir para o conteúdo principal
porno mat i sin xxx odia in adult rape videos
agri escort elazig escort
escort alanya
ankara escort
bonus veren siteler
makale ozgunluk testi
huluhub.com
Luxury replica watches
www.copeland.club
old sex women boy to boy xxx nude

No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jan 6

Written by: admmuralint
06/01/2015 13:20  RssIcon

Karen Alessandra Hüsemann: É professora de História e atua na rede pública de ensino há um ano e meio. Desenvolve aulas para o Projeto de Apoio à Aprendizagem da EE Francisco de Assis, em Campinas.

Nome do Projeto: Oficina Cultural de Arte Afro-Brasileira



Justificativa:

Para atender à Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio”, a professora criou um projeto sobre a identidade cultural desse povo, a partir da confecção de bonecas Abayomi.

Na tentativa de alegrar as crianças que as acompanhavam nos navios negreiros, no período da escravidão, as africanas rasgavam as barras de suas saias e criavam bonecas com o tecido. A palavra ABAYOMI é de origem iorubá e significa abay (encontro) e omi (precioso). Pode ser traduzida como “Ofereço para você o melhor que eu tenha em mim” ou “Ofereço aquela que traz minhas qualidades” .

Objetivos:

  • Apresentar e valorizar a cultura africana, destacando as suas influências na formação do povo brasileiro;
  • Promover o respeito à diversidade étnico-racial;

Período realizado:

Durante o ano letivo de 2014.

Alunos envolvidos:

Embora tenha sido elaborado para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio, o projeto fez tanto sucesso que foi estendido às turmas do Ensino Fundamental I.

Disciplinas trabalhadas:

• MATEMÁTICA: Geometria nos recortes predefinidos para os retalhos na confecção da boneca: ângulo, metragem, proporção.
• PORTUGUÊS: Leitura e análise de texto e sensibilização com a história.
• GEOGRAFIA: Localização do continente africano e percurso dos navios negreiros.
• HISTÓRIA: Surgimento da arte milenar africana, história da África e sua arte em questão como herança para o povo brasileiro.
• SOCIOLOGIA: Questões étnicas e identitárias.

Resultados:

Os jovens ficaram sensibilizados com o significado das bonecas Abayomi. Isso contribuiu para que o projeto fosse desenvolvido sem preconceitos culturais e ainda desmistificou ideias errôneas sobre o continente africano. Nos eventos promovidos pela escola, a comunidade pôde participar da oficina. Dessa forma, o conhecimento alcançou também os amigos e familiares dos alunos.

Tags:
Categories:

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos