No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

set 10

Written by: admmuralint
10/09/2014 15:07  RssIcon

Maria Luísa Tristão está na rede pública há 12 anos e há 8 é PEB II – Efetiva de Educação Física, na EE Miguel Jorge, em Ribeirão Preto.

Nome do Projeto: Mostra Cultural e de Talentos

Justificativa:

Nas aulas de Educação Física, a professora observou que alguns alunos eram demasiadamente acanhados, outros extrovertidos e alguns se julgavam melhores que os demais. Isso gerava atritos entre os alunos, e a professora passou a organizar dinâmicas de grupo para se refletir sobre as dificuldades de relacionamento, com o objetivo de evitar o bullying. Dessas dinâmicas, surgiu a ideia de organizar a “Mostra Cultural e de Talentos”, compartilhada nas ATPCs e com o apoio da gestão escolar. A mostra acontece todos os anos, desde 2012.

Objetivos:

• Desenvolver a psicomotricidade e atividades cooperativas;
  • Desenvolver a harmonia nas relações interpessoais;
  • Utilizar a tecnologia com os alunos;
  • Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, inclusão digital, valores e comportamentos, com foco nos relacionamentos;
  • Auxiliar a aprendizagem integralmente, através de uma metodologia teórico-prática;
  • Aprimorar os métodos de trabalhos individuais e coletivos;
  • Colaborar para a formação da consciência corporal e aprendizagem de leitura, escrita, cálculos, tecnologia da informação e comunicação;
  • Ressaltar a importância do respeito às diferenças (inclusão);
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do educando nos aspectos socioafetivo e cognitivo, para que perceba e cuide do seu corpo.

Período realizado:

Em 2014, a Mostra aconteceu no mês de maio.

Idade e número de alunos envolvidos:

Na edição deste ano, cerca de 180 alunos se apresentaram para todos os alunos da escola, com idades entre 6 e 17 anos.

Disciplinas trabalhadas:

Todas as disciplinas foram envolvidas no projeto e trabalharam os seguintes conteúdos:

• QUÍMICA: a substância usada, glicerina, passa do estado líquido para o gasoso. Usada na máquina de fumaça para liberá-la durante as apresentações.
• FÍSICA: os elementos químicos que compõem a máquina de fumaça utilizada.
• BIOLOGIA: hormônios na adolescência.
• MATEMÁTICA: cifras e notas.
• PORTUGUÊS: tipos de linguagem, fonética, letras de músicas e vocabulário novo.
• INGLÊS: canções de músicas em inglês teatro (Shakespeare).
• HISTÓRIA: letras de música e teatro.
• GEOGRAFIA: temperatura e clima.
• ARTES: visão estética, dança e a influência da mídia.
• EDUCAÇÃO FÍSICA: coreografias, danças e qualidade de vida, respeito mútuo.

Resultados:

O projeto obteve impacto interno com aumento da motivação, respeito pelas diferenças, gentileza do agir para com o próximo, melhoria nas relações interpessoais.Também obteve impacto externo com a melhoria e divulgação da imagem da escola para a comunidade. Refletiu também em outra escola estadual, a EE Cid de Oliveira Leite, que visitou a EE Miguel Jorge e participou do evento tanto como espectador quanto como protagonista. Todo o processo foi avaliado conjuntamente pelos diversos agentes envolvidos executores, alunos, gestores e patrocinadores.

Os alunos também aprenderam mais sobre as novas tecnologias, linguagens e programas diversos que estão disponíveis constantemente para uso. Aproximou o conhecimento tecnológico no dia a dia dos alunos, permitindo que eles exercessem sua cidadania de forma mais plena.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos