No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mai 20

Written by: admmuralint
20/05/2014 11:13  RssIcon

Wagner Garreta Prats Fernandes está na rede pública paulista há 6 anos e atualmente leciona Artes no Ciclo 1 na EE Adreana Comar, em Dobrada - SP.

Nome do Projeto: Projeto Shoah: Exposição de Arte

Justificativa:

Shoah em hebraico significa desastre ou catástrofe e foi o nome escolhido para este projeto, um trabalho de pesquisa e exposição de arte sobre o tema Holocausto. Os estudos realizados foram fundamentados no livro "Origens do Totalitarismo", da autora Hannah Arendt, escrito na década de 1940 e publicado em 1951. Arendt foi uma escritora que fugiu da Alemanha nazista e escreveu sobre o Totalitarismo, sistema de governo que se desenvolveu na Alemanha e na antiga União Soviética nas décadas de 1930 e 1940.

A proposta é mostrar através da arte um dos acontecimentos mais importantes da nossa história, reunir através da arte alguns dos fatos do Holocausto cuja lembrança é oportuno reavivar; promovendo uma cultura de paz, de valorização da diversidade por meio do ensino do Holocausto com a realização de um trabalho artístico para contextualizar essas narrativas com situações da vida cotidiana nas quais presenciamos racismo e intolerância.

Objetivos:

• Promover educação e memória.
  • Conscientizar e sensibilizar sobre os fatores do Holocausto.
  • Gerar condutas e valores democráticos.
  • Ativar (fomentar) curiosidade intelectual, inspirando pensamento crítico e crescimento pessoal.
  • Construir valores Humanísticos, Democráticos, Éticos e Morais.
  • Educar para que o Holocausto não se repita.

Período realizado:

Pesquisa: 2003 a 2014 e prática docente de 2009 a 2013.

Idade e número de alunos envolvidos:

Cerca de 250 alunos em idade de 13 a 16 anos.

Disciplinas trabalhadas:

Arte, História e Português.

Resultados:

O programa educativo tem como resultado o debate, e mostra, através de imagens e história do Holocausto, os relatos sobre os campos de concentração, para a compreensão dos problemas que enfrentamos em nossa sociedade em relação à população caracterizada como "excluídos". A arte, através de desenhos, e a linguagem escrita serviram como mediadoras para tentar diminuir a "indiferença" entre as pessoas, na tentativa de manter vínculos estreitos e desenvolver a cidadania e o respeito mútuo entre os jovens, visando metas sociais que carecem de significado e importância, numa tentativa de eliminar questões que hoje em dia fazem parte de nossa realidade e de nossa educação. Um exemplo disso é o bullying.

www.facebook.com/shoah.arte

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos