Conecte-se a boas práticas e ajude a tornar a internet um ambiente mais seguro e positivo!
Dia 11 de fevereiro, organizações do mundo inteiro estarão mobilizadas para tornar a internet um espaço melhor.
Aqui no Brasil, o Dia Internacional da Internet Segura será organizado pela ONG Safernet, instituição que desenvolve uma série de conteúdos com o objetivo de mostrar que a internet é fruto do que fazemos com ela, e que cada um de nós pode contribuir utilizando-a de forma cidadã, consciente e responsável.
Qualquer pessoa pode participar deste dia, ajudando na missão de tornar a internet um ambiente mais positivo. Então, que tal levar essa ideia para a sua escola?
Organize um bate-papo, pode ser com grupo de alunos, profissionais da escola e até envolver a comunidade escolar. Defina o tipo de atividade e coloque o assunto em pauta!
Cyberbullying, sextorsão e fake news são só alguns dos assuntos atuais e que precisam da nossa atenção para práticas digitais seguras. Para te ajudar na condução adequada dos temas, a Safernet possui diversos materiais para te apoiar. Quando decidir a atividade que irá realizar, não deixe de cadastrar suas ações no mapa; lá no site ficam registradas diversas iniciativas desenvolvidas por todo o Brasil.
EFAPE, junto com a Safernet, também desenvolveu conteúdos que podem auxiliar nessa mobilização, relembre aqui: “A Internet que Queremos” e “Informação de Cultura e Paz”.
Quem puder, também poderá participar do encontro que acontecerá em São Paulo no dia 11/02, com destaque na programação para a presença de Sandra Cortesi, pesquisadora de Harvard e especialista na área de Juventude e Mídias Digitais, falando sobre “Bem-estar na era digital”. Quem não puder comparecer, poderá ainda acompanhar a transmissão ao vivo pelo site.
Boas conexÕes
Rodrigo Nejm, diretor de Educação da Safernet, fez um alerta sobre a preocupação que educadores e pais devem ter em relação à segurança na internet em 2020. “Vale falarmos mais de saúde emocional, bem-estar e uma participação mais ativa dos alunos na construção de uma internet mais positiva.”
E compartilhou o site #digitalsempressão, como fonte de inspiração, com quiz, ilustrações e vídeos que ajudam nesse olhar mais atento ao universo virtual que toma conta de tantas horas de nossos dias. Lá, inclusive, tem um guia especial para os pais. Vale a pena navegar!