Ir para o conteúdo principal

Especiais

jan 27

Written by: admespeciais
27/01/2020 14:44  RssIcon

Documento sem título
Volta às Aulas - Mochila com conhecimento

Quer saber como acolher ou ser acolhido? Entenda um pouco mais sobre o Acolhimento antes do início do ano letivo.

As aulas começam em 3 de fevereiro e, diferentemente dos outros anos, o Acolhimento, que já acontecia nas escolas do Programa Ensino Integral, passará a ser uma prática adotada por todas as unidades escolares da rede estadual paulista.

Se no dicionário, “acolher” quer dizer refugiar, apoiar e amparar, no âmbito escolar a palavra tem um significado ainda mais amplo. O Acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles. O ato de acolher tem o propósito de despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento, e, principalmente, permitir seu desenvolvimento integral.

Outra proposta da ação é fazer com que os alunos reflitam sobre o seu Projeto de Vida, um dos três novos componentes da matriz curricular, que também traz Tecnologia e Inovação e Eletivas.

Volta Às aulas e os sonhos dos alunos

O primeiro dia de aula será voltado para o Acolhimento, com dinâmicas em grupo, conduzidas pelos próprios alunos, para o registro dos sonhos. A ideia é de que os educandos sejam estimulados a pensarem sobre os passos que precisarão seguir para concretizar o que desejam, assumindo uma postura protagonista na sua trajetória escolar. Uma atenção especial também é feita com alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos, e estudantes migrantes.

Os registros das atividades irão compor o portfólio de cada estudante. E essas informações serão sistematizadas pela gestão escolar e compartilhadas com os outros docentes, como forma de subsidiar, por exemplo, a elaboração das disciplinas Eletivas, que devem estar relacionadas aos Projetos de Vida dos alunos.

A grande missão é fazer com que a escola dialogue com os sonhos dos estudantes, e que os jovens percebam a relação que as atividades escolares têm com seus sonhos, enxergando o sentido da escola em sua vida. E nessa trajetória, o papel do educador é fundamental no incentivo e no apoio durante todo o processo.

Acolhidos e Acolhedores

No final do ano letivo de 2019, alguns estudantes de cada unidade escolar foram selecionados e formados para se tornarem jovens acolhedores, tarefa que irão desempenhar no começo deste ano.

Os professores também serão acolhidos, em atividades separadas, mas também realizadas pelos jovens acolhedores, com o objetivo de integração entre os pares e melhoria do clima escolar.

Lucas Henrique Paiva da Silva, aluno da EE Reverendo Augusto Paes D’Ávila, da Diretoria de Ensino São Vicente, já esteve nas duas posições, como acolhido e acolhedor, e compartilha essas experiências: “Quando eu entrei na escola e passei por esse processo, fiquei realmente apaixonado. Não só pela ação, mas também pela escola. Realmente, o Acolhimento me proveu muita coisa. Aprendi a me conhecer um pouco melhor. E de fato, me senti acolhido, e entrei muito mais tranquilo no primeiro dia de aula”. E como jovem acolhedor, relata: “A gente gosta de falar no Acolhimento que o Projeto de Vida não precisa ser necessariamente algo profissional, pode ser qualquer tipo de sonho. E também gosto de dizer que sonhar é muito bom, mas realizá-lo é melhor ainda”.

Alunos confraternizando

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais:

ankara escort bayan
papaz buyusu
beylikduzu escort mature porno
old sex women boy to boy xxx nude
ankara escort
bonusal
porno mat i sin xxx odia in adult rape videos
huluhub.com
Luxury replica watches