Ir para o conteúdo principal

Especiais

jan 17

Written by: admespeciais
17/01/2020 16:02  RssIcon

especial-sao-paulo-466-anos

Em comemoração aos 466 anos de São Paulo, preparamos um roteiro literário para você conhecer a aniversariante através das páginas dos livros. Topa?

Para uns, selva de pedra; para outros, terra da garoa e das oportunidades. A cidade de ritmo agitado não esconde que é uma das metrópoles mais conhecidas do mundo. Lugar que abriga o maior índice populacional do Brasil, também mantém muitas histórias e uma rica diversidade cultural. A São Paulo que divide opiniões está prestes a completar 466 anos; e para comemorar, temos um presente para você!

Convidamos a equipe do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAPE, responsável pela gestão da Biblioteca do CREMC, para nos levarem em um tour por alguns cantos da cidade, por meio da leitura.

Para facilitar sua viagem, todos os títulos estão disponíveis no acervo da biblioteca do CRE, que fica na EFAPE. Embarque nessa!

Passe o mouse sobre o "PIN" para ver o conteúdo.

Capa do Livro Alguma coisa aconteceAlguma coisa acontece...: a cidade de São Paulo em 22 depoimentos
Autor: Herbert Carvalho

Reúne depoimentos de 22 personalidades que, mesmo não nascidas em São Paulo, têm com a metrópole uma relação de intensa vivência. São elas: Abram Szajman, Adib Jatene, Benedito Lima de Toledo, Cláudio Lembo, Cleyde Yáconis, Cristiano Mascaro, Dalmo Dallari, Dom Paulo Evaristo Arns, Eduardo Suplicy, Henry Sobel, Horácio Lafer Piva, João Antônio Felício, José Goldemberg, Júlio Medaglia, Júlio Neves, Maria Adelaide Amaral, Maria Bonomi, Mino Carta, Neide Duarte, Paulo Pereira da Silva, Paulo Vanzolini e Thomaz Farkas.

(X) Fechar

Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos
Autor: Antônio de Alcântara Machado

Coletânea de contos que tem como tema central a presença ítalo-brasileira na cidade de São Paulo na década de 1920.

(X) Fechar

 

Capa do Livro Alguma coisa acontece
100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo
Autores: Antonio Hélio Junqueira; Marcia da Silva Peetz

Publicação que resgata a memória dos primeiros 100 anos de existência formal das feiras livres na cidade de São Paulo, data comemorada em 2014, identificando e colocando em relevo suas dimensões, sua presença constitutiva das espacialidades e seu significado não apenas do ponto de vista da economia da produção, do abastecimento e dos custos do existir, mas também da perspectiva do olhar sobre o popular na cultura dos feirantes e seu público.

(X) Fechar

 

Capa do Livro Alguma coisa acontece
Nos bares da vida: produção cultural e sociabilidade em São Paulo; 1940-1950

Autora: Lucia Helena Gama

Reconstituição da vida paulistana por meio das vozes de alguns importantes atores daqueles anos intensos e renovadores. A autora, a partir de depoimentos atuais, coloca-se como uma personagem que percorre os locais mais frequentados pelos escritores e artistas da época – bares, cafés, confeitarias, restaurantes –, criando diálogos hipotéticos e fixando os traços marcantes desse ambiente intelectual.

(X) Fechar

 

Capa do Livro Alguma coisa acontece
São Paulo de Piratininga: de pouso de tropas a metrópole
Autor: Ruy Mesquita Filho

Reúne fotos encontradas em meados de 2000, durante uma reforma no Centro de Documentação e Informação do Jornal “O Estado de São Paulo”. Trata-se de seis álbuns encadernados com mais de setecentas fotos de São Paulo entre os anos 1860 e 1930, a fase de transição de uma pequena cidade para uma grande metrópole que hoje conhecemos.

(X) Fechar

 

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: