jan
22
Written by:
admespeciais
22/01/2018 15:42

Prestes a completar 464 anos, em 25/01, a maior metrópole do país e a sexta maior do mundo, segundo a ONU, São Paulo serve de inspiração para muitos músicos, que cantam a cidade com diferentes ritmos e de maneira plural. Afinal, são mais de 12 milhões de habitantes com vivências e impressões distintas de um único lugar. Para comemorar o aniversário da capital paulista, sugerimos uma trilha sonora eclética que narra um pouco do que é São Paulo.
Sertanejo de raiz
Grande sucesso na voz da dama da música caipira, Inezita Barroso, a canção de autoria de Zica Bérgami relembra São Paulo de antigamente, com saudade e nostalgia da época quando ainda era um lugar calmo e sereno.
-
-
Zica Bérgami
-
Sertanejo de raiz
Samba
Considerado o pai do samba paulistano, Adoniran sempre expressou o seu amor por São Paulo em suas obras. “Trem das Onze”, um de seus maiores sucessos, foi dado de presente ao grupo Demônios da Garoa.
MPB
Nascido na Bahia, Caetano Veloso, quando veio a São Paulo, cruzou a Ipiranga com a Av. São João e imortalizou a esquina com a música "Sampa".
Rap
Com um olhar mais crítico, de uma cidade desigual, o rapper Criolo mostra o outro lado de São Paulo.
Pop Rock
Conhecida como cidade cinza, terra da garoa, ou como canta Mallu, “selva de pedra”. A cantora paulistana, que traz em sua música referências da bossa nova e samba-jazz, também fez homenagem à sua cidade.
Saiba mais +
Assis Ângelo é jornalista e estudioso da cultural popular, e por mais de 20 anos pesquisou sobre músicas que tinham São Paulo como tema. Ao todo reuniu mais de 3 mil títulos. Entre suas pesquisas, descobriu que a canção mais antiga é “Missa a São Paulo”, composta em 1750. E também que Itamar Assumpção é o compositor que mais fez canções sobre a cidade, tendo 25 músicas, uma a mais que Adoniran Barbosa. E que o Brás é a região mais retratada nas músicas.