Especiais

09/08/2017 09:05

Cidade da Linga

FICA A DICA

Quer saber mais sobre os povos indígenas do Brasil? Confira alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acesse aqui.

Eles são mais de 1,8 mil alunos e pertencem às etnias Guarani Nhandewa, Guarani Mbya, Terena, Krenak e Kaingang e estudam nas 40 escolas da rede pública paulista voltadas à comunidade indígena do Estado de São Paulo. O conteúdo ensinado por educadores que vivem nas aldeias segue as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo, mas com o olhar voltado à cultura de cada tribo e à valorização da tradição dos povos indígenas. A alimentação escolar leva em conta os hábitos dos estudantes, acrescentando ao cardápio produtos como o milho verde e a farinha de mandioca, além dos outros ingredientes comuns às 5 mil escolas que fazem parte da rede. As disciplinas são trabalhadas de acordo com o Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) e o Núcleo de Educação Indígena (NEI), órgãos da Secretaria da Educação responsáveis por gerir políticas de inclusão para os alunos e que integram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

As escolas indígenas do Estado oferecem Educação Básica, que inclui a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.

SAIBA MAIS

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado mundialmente em 9 de agosto e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos e chamar a atenção da comunidade global para a necessidade de preservação da cultura indígena. Clique aqui e saiba mais sobre a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo.

Busca em Especiais: