Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 13

Written by: admespeciais
13/04/2017 11:00 

Para muitos, a Páscoa é um momento de refletir e renovar a esperança. Por isso, aproveitamos para oferecer informações históricas e curiosidades sobre esta importante data.

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente naqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

  • Etimologicamente, o termo Páscoa se originou do latim Pascha, que por sua vez deriva do hebraico Pessach Pesach, que significa “a passagem”.
  • Os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte, em um dia de lua cheia. Com a introdução do calendário gregoriano em 1582, o cálculo da data passou a ser feito pelo calendário lunar, cujo mês tem 22 dias. A Páscoa é celebrada desde então no primeiro domingo depois da lua cheia eclesiástica pós-equinócio, que sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.
  • Com a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa ganhou um terceiro significado: a passagem da morte para a vida. Os cristãos utilizam a comemoração para relembrar esse sacrifício. A libertação, que para os judeus foi física, se tornou também espiritual.
  • A Páscoa judaica, ou Pessach, é comemorada no 14º dia de Nissan (mês do calendário lunar, que é o seguido pelos judeus).
  • O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Mas a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século 19, primeiramente na Alemanha. O ovo é um símbolo de nascimento, de renovação da vida – o mote da celebração da Páscoa.

Tags:

Busca em Especiais: