Especiais

fev 1

Written by: admespeciais
01/02/2017 08:00  RssIcon

Navegar pela internet já faz parte do cotidiano dos alunos e professores, e o uso da ferramenta também está presente no universo da sala de aula. Apesar de o ambiente virtual ser útil para pesquisas, estudos e entretenimento, ele também pode deixar os usuários expostos a uma série de riscos. O especial #Internetsegura traz algumas orientações para a utilização da internet com segurança no ambiente escolar, com base no material de apoio para educadores, idealizado pela SaferNet Brasil – associação sem fins lucrativos que promove a prevenção, educação, denúncia e orientação para o uso seguro da internet.

Ciberbullying
Ciberbullying é uma modalidade do bullying que utiliza os meios de comunicação e tecnologia para constranger, humilhar e maltratar suas vítimas. É importante entender que não se trata de uma brincadeira e que essas atitudes podem trazer sérias consequências prejudiciais para ambos: vítimas e agressores. No caso de ciberbullying na escola, é fundamental que os educadores expliquem para a vítima que ela não é culpada e deem apoio emocional. Como prevenção, é importante estimular o debate do tema em sala de aula e realizar atividades com todos da comunidade escolar.

Sexting
Sexting é um exemplo de uso da internet para expressão da sexualidade. É um fenômeno recente no qual adolescentes e jovens usam seus celulares e outros recursos para produzir e divulgar fotos sensuais e conteúdos eróticos. A sensação de anonimato pode favorecer uma exposição maior, quando publicam uma foto, um vídeo ou falam com alguém em um bate-papo. Dessa forma, é importante propor aos alunos uma reflexão sobre os limites da intimidade num espaço público como a internet, e debater sobre sexualidade em um diálogo que informe e oriente para que haja um desenvolvimento saudável e ético.

Conteúdo impróprio
Conteúdo impróprio são conteúdos considerados incompatíveis com a fase de amadurecimento em que uma criança ou um adolescente se encontra, podendo comprometer seu desenvolvimento saudável. Para que possam utilizar os benefícios das novas tecnologias de forma ética e segura, a melhor estratégia de proteção é a orientação aos estudantes. É importante proporcionar um espaço para conversa e debate sobre o que os alunos acessam e suas experiências na internet, e também explicar sobre os cuidados necessários ao acessar sites que podem deixá-los expostos a situações de risco, como por exemplo, entrar em contato com pessoas mal-intencionadas.

Privacidade
Com o fácil acesso à internet, os usuários de diferentes faixas etárias podem se expor a diferentes situações com apenas um clique. Tomando alguns cuidados, é possível ter privacidade na internet. É importante evitar publicar informações como endereço e telefone, fazer check-in de lugares que frequenta, adicionar pessoas desconhecidas em suas redes sociais e aceitar ofertas mirabolantes, que podem ser tentativas de golpes. Ações educativas de prevenção e sensibilização nas escolas podem auxiliar pais, alunos e toda a comunidade escolar a refletir sobre o risco existente ao se expor de forma irrestrita nos serviços online que utilizam.

Clique aqui e tenha acesso a cartilhas, vídeos e outros recursos para serem utilizados em sala de aula.

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: