Especiais

out 7

Written by: admespeciais
07/10/2016 07:00  RssIcon

“Os professores devem desenvolver integralmente o Currículo do Estado de São Paulo; devem participar ativamente das reuniões de ATPC, anotando as orientações, sanando dúvidas, trocando experiências e colocando em prática estas orientações em sala de aula. Também, necessitam atender individualmente os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. Precisam garantir na rotina semanal/plano de trabalho, as diferentes modalidades organizativas, contemplando as sequências didáticas/situações de aprendizagem, os projetos e as atividades permanentes.

As aulas devem ser planejadas com atividades desafiadoras, garantindo a gestão do tempo, os materiais e os locais necessários, bem como os movimentos metodológicos previstos, como: atividades coletivas, em duplas e individuais.

Os docentes precisam auxiliar os alunos no desenvolvimento de diferentes estratégias que auxiliem na compreensão leitora. Como exemplo, citamos a leitura compartilhada por parágrafos, grifando os pontos principais de cada um deles. Esse trabalho deve ser desenvolvido em todos os componentes curriculares.

Os professores devem trabalhar o contexto de produção para que os alunos tenham clareza do que deverão produzir, qual será o gênero, para quem, com que finalidade, tipo de letra, bem como seu local de circulação.

Ainda necessitam realizar a revisão coletiva de texto para que, por meio desse modelo de escrita, os alunos possam produzir com mais qualidade.

Deverão utilizar o ambiente alfabetizador, na prática, em sala de aula.

É preciso desenvolver a avaliação formativa, levantando as questões mais erradas nos diferentes instrumentos de avaliação, tanto os internos quanto os externos, para que sejam retomadas, garantindo o desenvolvimento das habilidades não atingidas.

Os docentes precisam estabelecer um bom relacionamento com os alunos e com a equipe gestora da escola.

É muito importante que os professores sejam assíduos, dedicados e que tenham empenho diário.

Assim o trabalho em equipe com foco no ensino e na aprendizagem significativos promoverá bons resultados.”

Aparecida Camata Martinho - Vice-Diretora

» Especial | Dia dos Professores