Especiais

out 7

Written by: admespeciais
07/10/2016 07:00  RssIcon

“É grande a responsabilidade do professor no desempenho dos alunos. Assim, faz se necessário pensar no ato educativo e na convivência diária do aluno para com o professor, pois a aproximação do educador junto aos alunos e aos seus familiares é essencial. A escola não é um segmento isolado da sociedade. Ao contrário, a escola e seus educadores trabalham para e com a sociedade. Dessa forma, cabe ao professor o saber ouvir e observar seus alunos para que, juntos, o bom desempenho dos alunos aconteça.

Há, no entanto, ações que o professor pratica e que contribuem para o bom desempenho de seus alunos, em especial quando, por meio de uma formação sólida, leva-os a compreender que a possibilidade de entrar em contato com o novo no processo ensino-aprendizagem é também a possibilidade de compreenderem o mundo em que vivem, pois dominar os mecanismos de aprendizagem leva os alunos a um raciocínio crítico e ao mesmo tempo coerente sobre a sua aprendizagem e a sua aplicabilidade na vida cotidiana.

Assim, é tarefa do professor adotar estratégias metodológicas de ensino que surtam efeitos significativos na busca por fazer os alunos aprenderem mais e melhor. O estímulo para que o aluno compreenda que as descobertas da vida acontecem por meio da aprendizagem vivenciada no ambiente escolar é também estímulo para que o aluno queira sempre aprender mais e da melhor forma.

Vale destacar que o professor deve observar o aluno como um ser humano em construção, respeitando seus conhecimentos vindos do ambiente em que convive. Contudo, o despertar dos vínculos afetivos no ambiente escolar estreita os laços entre professor e aluno, sendo eles essenciais para o processo cognitivo; daí também, a postura do afeto no contexto grupal, respeitando as diferenças e as limitações de cada aluno, buscando, por meio do trabalhado cotidiano, a superação das diferenças e a construção do sentimento de pertencimento ao grupo, o qual leva os alunos a uma convivência com equidade, respeito mútuo e crença na possibilidade de superação e construção de um mundo melhor. E para que tudo isso seja possível, à frente deve estar um mestre: o PROFESSOR. Feliz Dia do Professor!”

Cilmara Carreiro Piza - Diretora

» Especial | Dia dos Professores