Ir para o conteúdo principal

Especiais

ago 24

Written by: admespeciais
24/08/2016 11:10 

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados pela primeira vez em 1896. Apenas 64 anos depois surgiram oficialmente os Jogos Paralímpicos. Você sabe como tudo aconteceu?

 

Aquecimento

Os primeiros jogos foram realizados em Stoke Mandeville, uma cidade do interior da Inglaterra, onde se localizava um centro especializado em lesões na coluna. O hospital foi criado pelo governo inglês, com a ajuda do médico judeu Ludwing Guttmann, para tratar combatentes feridos na Segunda Guerra Mundial. Guttmann acreditava que o esporte poderia ajudar na reabilitação dos soldados. Foi então que, em 1948, as atividades deixaram de ser meramente recreativas e viraram competitivas. No dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, ele organizou a primeira competição em cadeiras de rodas, a qual chamou de Jogos de Stoke Mandeville. Dezesseis militares inscritos, entre homens e mulheres com algum tipo de lesão, participaram do torneio de arco e flecha.

Em 1952, militares holandeses aderiram ao movimento e os Jogos de Stoke Mandeville se tornaram internacionais, e tiveram mais de 130 inscritos. Porém, os primeiros Jogos Paralímpicos, sob esse nome, foram realizados apenas em 1960, em Roma, na Itália, e contou com 400 participantes, de 23 países.

Confira alguns fatos curiosos:

Neste ano, as Paralimpíadas serão disputadas entre os dias 7 e 18/09. Serão 11 dias de competições, 528 provas que valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.  Ao todo, serão 23 modalidades. Para saber mais sobre as provas, regras e curiosidades, acesse aqui.

Fica a dica
PARATODOS é um documentário nacional de 2016 que retrata a trajetória, superação e as conquistas de alguns atletas paralímpicos que fazem parte das delegações brasileiras de natação, atletismo, canoagem e futebol. O cotidiano e os obstáculos vivenciados por cada um dos paratletas são objeto deste filme, que também debate a questão da inclusão de deficientes físicos na sociedade. Que tal organizar uma sessão e levar o filme para seus alunos? Qualquer escola pública pode participar. Saiba mais aqui.

Leia mais:
» Valores
» Modalidades
» Símbolos
» Aquecimento

Tags:

Busca em Especiais: