Especiais

ago 24

Written by: admespeciais
24/08/2016 11:00  RssIcon

O termo faz referência a um conjunto de valores tão necessários para um atleta quanto o seu talento. Aliás, acompanhar os jogos é uma oportunidade de aprender muito mais do que conhecer novas modalidades, termos esportivos e assistir a novos recordes. A lição de uma Olimpíada está no exemplo de amizade, respeito, excelência, igualdade, inspiração, determinação e coragem.

Aquecimento

Quando criou os Jogos Olímpicos Modernos, em 1896, o pedagogo Pierre de Coubertin já imaginava um evento que unisse esporte e virtude. Combinar de forma equilibrada as qualidades do corpo e da mente é uma filosofia de vida que pode ir além das quadras, das piscinas, dos campos e chegar até a sala de aula.

Conheça o Transforma, projeto de educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que tem como missão mostrar que as virtudes e valores Olímpicos podem ser ensinados e aprendidos também fora das competições. Equilíbrio entre corpo, vontade e mente; alegria do esforço; busca pela excelência; jogo limpo; e respeito pelos outros foram os cinco valores educacionais criados pelo projeto e que têm sido disseminados por escolas públicas e particulares, criando oportunidades de aprendizado para estudantes de Ensino Fundamental e Médio.

Leia aqui entrevista com a professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Katia Rubio.

Se pudéssemos eleger um atleta que melhor representasse o espírito Olímpico, chegaríamos ao nome de Vanderlei Cordeiro de Lima. Durante a maratona nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, ele foi atacado por um fanático religioso católico, mas ainda assim persistiu, chegando a tempo de comemorar uma medalha de bronze. Por sua conquista, Vanderlei recebeu também a medalha Barão Pierre de Coubertin, honraria esportiva-humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas que demonstrem alto grau de esportividade e espírito Olímpico durante a disputa dos Jogos. Ele é o único brasileiro a receber a homenagem até hoje.

Nas Olimpíadas do Rio, Vanderlei voltou à cena Olímpica e foi quem acendeu a pira, dando início aos Jogos de 2016.

» Paralimpíadas
» Modalidades